Mensagem do dia:

Mensagem do dia:
Como me agradar? Basta mandar um convite para churrasco!

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Sistema Circulatório - Parte 2

Continuação da matéria sobre o sistema circulatório. Por ser grande, a postagem sobre o coração será dividida em duas.
Lembramos que a fonte principal é o site auladeanatomia.com.

Coração

O coração é um órgão relativamente pequeno, pesando cerca de 250g em mulheres adultas e 300g em homens adultos. Suas medidas são cerca de 9 cm de largura por 12 de comprimento e 6 cm de espessura na parte mais ampla.

O coração está apoiado sobre o diafragma, entre o revestimento dos pulmões, sendo 2/3 de sua massa mais à esquerda do corpo.

O ápice do coração é a parte mais pontuda, situada para baixo. A base do coração está voltada para cima, e é representada pela parta mais larga. Nela estão os grandes vasos do coração.

O coração é formado por três camadas e possui quatro câmaras internas, além de uma membrana que protege o coração, o pericárdio. O pericárdio possui duas partes principais, o pericárdio fibroso e o seroso.

O pericárdio fibroso é mais superficial. Constitui-se de tecido conjuntivo, e é denso e resistente. Ele é preso ao diafragma. Já o pericárdio seroso é mais fino e delicado que o fibroso. Ele tem uma dupla camada, a parietal, mais externa e fundida ao pericárdio fibroso; e a camada visceral, mais interna, que adere à superfície do coração e é também chama de epicárdio.

As três camadas que constituem o coração são o epicárdio, miocárdio e endocárdio. O epicárdio é a camada mais externa, de aspecto contínuo, constituída por tecido seroso. Conforme dito anteriormente, o epicárdio também pode ser considerado como a parte visceral do pericárdio seroso.

O miocárdio é o próprio músculo do coração, responsável pelo bombeamento do sangue. Sua constituição se chama músculo estriado cardíaco.

Endocárdio: superfície lisa e brilhante mais interna do coração, que entra em contato direto com o sangue e permite que o mesmo escoa facilmente entre as câmaras cardíacas. É formado por tecido epitelial sobre uma camada de tecido conjuntivo. Forma uma tela continua com os vasos que entram e saem do coração.

As quatro câmaras internas do coração recebem o nome de átrios e ventrículos. Os átrios estão mais acima dos ventrículos e são responsáveis por receber o sangue. Os ventrículos bombeiam o sangue para fora do coração.

Cada átrio possui uma estrutura enrugada em sua face anterior chamada de aurícula, que serve para amortecer o impacto da entrada do sangue.

Os átrios são separados por uma parede chamada septo interatrial, enquanto que os ventrículos são separados pelo septo interventricular.

Átrio direito


O átrio direito recebe o sangue venoso, rico em dióxido de carbono (gás carbônico). Tal sangue chega no coração por três veias, as cavas superior e inferior e o seio coronário.

A veia cava superior recebe o sangue da cabeça e parte superior do corpo, enquanto que a veia cava inferior recebe o sangue do abdômen e membros inferiores. O seio coronário recebe o sangue que nutriu o miocárdio e o deposita também no átrio direito.

O átrio direito possui uma parede mais lisa na parte anterior e uma parede mais rugosa na parte posterior, devido a presença de cristas musculares, os músculos pectinados. Na parte mediana encontra-se ainda uma depressão chamada fossa oval.

O átrio ainda possui uma válvula que faz a comunicação com o ventrículo chamada de válvula tricúspide, pois possui três válvulas ou cúspides.

Os orifícios onde as veias cavas desembocam no átrio direito se chamam óstios das veias cavas. E o orifício onde o seio coronariano desemboca se chama óstio do seio coronariano. No óstio do seio coronariano encontramos uma lamina que impede o refluxo do sangue; tal lamina se chama válvula do seio coronariano.

Átrio esquerdo


O átrio possui parede fina e suas paredes são inteiramente lisas. Possui a válvula mitral, responsável pela comunicação do átrio esquerdo com o ventrículo esquerdo. A válvula mitral possui apenas duas cúspides, sendo chamada também de bicúspide.

O átrio esquerdo recebe o sangue oxigenado dos pulmões através de quatro veias chamadas veias pulmonares.

Ventrículo direito


Constitui a maior parte da porção anterior do coração. Sua parede é recoberta por uma series de feixes elevados de fibras musculares chamadas trabéculas carnosas.

No ventrículo direito é onde encontramos a válvula tricúspide. Como diz o próprio nome, possui três cúspides, a anterior, posterior e uma septal.

Cada cúspide representa uma estrutura irregularmente triangular, esbranquiçada e presa ao ventrículo nos músculos papilares através de filamentos chamados cordas tendíneas.

Ventrículo esquerdo


O ventrículo esquerdo é o que dá a forma do ápice cardíaco. Assim como o direito, também possui cordas tendíneas e músculos papilares que fixam a válvula bicúspide ou mitral.

O sangue que sai do ventrículo esquerdo vai para a maior artéria do corpo, a artéria aorta ascendente. Interessante saber que a aorta também possui uma válvula semilunar formada por três partes, esquerda, direita e posterior.

Da artéria aorta, parte do sangue vai para as artérias coronarianas e daí para a parede cardíaca, e parte segue para o arco da aorta e para a aorta descendente. Desses lugares, partem ramos que levam sangue para o restante do corpo.

O ventrículo esquerdo recebe o sangue oxigenado e tem a função de bombeá-lo para o restante do corpo. Por ter que levar o sangue para todos os órgãos do corpo, o ventrículo esquerdo é mais espesso e desenvolvido que o direito.

quinta-feira, 30 de julho de 2015

O Sistema Circulatório - parte 1

A presente matéria divide-se em 3 partes e é derivada de estudos realizados para uma prova de anatomia. Com o intuito de facilitar a pesquisa de vocês, estarei disponibilizando tudo aqui. A principal fonte é o site auladeanatomia.com.
Alguns equívocos podem ter sido cometidos, por isso peço a ajuda de vocês nos comentários.

***

O sistema circulatório é composto basicamente pelo coração, pelos vasos sanguíneos e pelo sangue, e tem a função de levar oxigênio e nutriente às células do corpo.

O coração tem a função de bombear o sangue pelos aproximadamente 100 mil km de vasos sanguíneos.

Pequena e grande circulação

Na pequena circulação, ou circulação pulmonar, o sangue venoso (pobre em oxigênio) é bombeado do ventrículo direito para os pulmões. Nos pulmões ele é oxigenado e em seguida bombeado segue para o átrio esquerdo do coração.

A grande circulação envolve o coração e o restante do organismo. Nela, o sangue arterial irá sair do ventrículo esquerdo e percorrer todo o organismo, retornando ao coração no átrio direito, já pobre em oxigênio.

Definição de veias e artérias:




Segue as estruturas do sistema circulatório que serão estudadas com maior profundidade neste e nas próximas postagens:
  • Sangue
  • Coração
  • Vasos sanguíneos
  • Sistema arterial
  • Sistema venoso
Vamos ao primeiro deles, o tecido sanguíneo.

Sangue

O sangue é o encarregado de levar oxigênio e os nutrientes necessários para que as células do nosso organismo possam realizar seu trabalho.

Tais nutrientes compõe-se, além de sais minerais água e vitaminas, por lipídeos, carboidratos de proteínas. Estes últimos, por sua vez, são encontrados desdobrados sob a forma de lipídeos, glicídios e protídeos, respectivamente.

Além do transporte de oxigênio e nutrientes, o sangue também se encarrega de carregar o gás carbônico para ser eliminado assim como a ureia também.

A parte líquida do sangue é chamada de plasma e é nela que encontramos as plaquetas e os glóbulos, além de elementos nutritivos e resíduos de reações químicas celulares.

Entre os glóbulos, encontramos os glóbulos vermelhos e os brancos. Os glóbulos vermelhos representam as hemácias, células anucleadas que contém um pigmento chamado hemoglobina, responsável pelo transporte de sangue e gás carbônico e pela cor avermelhada. Já os glóbulos brancos são as células de defesa do organismo, constituídas por leucócitos, neutrófilos, basófilos, eosinófilos e os monócitos.

O número de hemácias chega a ser de 5 milhões por milímetro cúbico, enquanto que o de leucócitos varia de 5 a 9 mil por milímetro cúbico.

O número de plaquetas pode chegar a ser de até 400 mil por milímetro cúbico. As plaquetas são fragmentos de células da medula óssea e estão envolvidas diretamente na coagulação sanguínea.

Os vasos sanguíneos possuem diferentes nomes que variam de acordo com sua espessura e função. Os vasos que saem do coração são chamados de veias e se ramificam formando a vênulas. Os vasos de entrada no coração são chamados de artérias, e se ramificam em arteríolas e capilares, o mais fino de todos.

Nos capilares, o sangue possui em sua maioria plasma e linfócitos, com algumas raras hemácias. Esse sangue pode extravasar para o espaço intersticial, constituindo assim a linfa. Posteriormente, essa linfa pode ser reabsorvida nos capilares e passada às veias.

O coração é o ponto central do sistema circulatório. É a partir que saem a pequena circulação -  destinada a eliminar gás carbônico e absorver oxigênio pelo sangue, e a grande circulação, que leva oxigênio e nutriente às células do corpo.