Mensagem do dia:

Mensagem do dia:
Como me agradar? Basta mandar um convite para churrasco!

sábado, 15 de dezembro de 2018

Os valores da Dança Folclórica

Há reconhecido, a séculos, que a dança, em suas muitas formas, tinha muito a oferecer na formação da juventude, como John Locke escreveu:

“... desde que nada me parece dar as crianças tanta confiança e comportamento adequados como dança, elevando-as a conversação dos mais velhos, acho que deve ensiná-las a dançar desde que sejam capazes de fazê-lo. ”
Referindo-se as danças folclóricas, Lourenço Filho afirmou: “... apresentam incomparável valor visto que conjugam os mais diversos aspectos da vida afetiva. Associam a música e o gesto, a cor e o ritmo, o sentido lúdico e utilitário, a graça e os atributos da resistência física”, e completa: “contribuem para o apuro das relações interpessoais, o desenvolvimento do espírito comunitário, a compreensão de diferentes papéis na vida social. Por seus efeitos criadores e catárticos, podem e devem ser utilizados como instrumento de socialização”.

Quais são os conhecimentos, os valores importantes que a dança folclórica traz a seus participantes? Eles podem ser descritos em quatro categorias: física, social, cultural e recreacional, segundo Giffoni (1973).

Valores Físicos

Com uma atividade vigorosa que faz uso de uma ampla variedade de movimentos do corpo, a dança folclórica contribui para a aprendizagem de habilidades motoras, para o desenvolvimento de um forte senso de ritmo e relações especiais e configurações espaciais; para o aperfeiçoamento de força, agilidade, equilíbrio e resistência. A dança folclórica faz mais que exercitar um conjunto de músculos. Ela tem propriedade de permitir que seus integrantes se movam graciosa e expressivamente, de maneira plenamente integrada e coordenada. Exercício completo de agilidade, flexibilidade, elasticidade, vigor e energia física, resistência física invulgar. É forte fator de correção de atitudes, hábitos higiênicos, harmonia de formas. Poderá compensar o desequilíbrio de atividades profissionais (posições forçadas ou exagerado uso de determinadas partes do corpo).

Unidades como saltos físicos, corridas, passo e movimentos variados, partindo do simples ao complexo permitirão o aspecto motor integral do corpo. O desenvolvimento psicomotor das danças se processa pelas relações e os movimentos que exigem a colaboração simultânea de vários segmentos do corpo (pés, pernas mãos, braços, tronco, cabeça em movimentos assimétricos opostos, mais complexos que os habituais).

Estimulante da execução no tempo e espaço limitado executando o ritmo e precisão as Danças Folclóricas são fatores de educação do movimento.

Valores Morais

As danças folclóricas incitam e viabilizam o aperfeiçoamento do indivíduo pelo:

Domínio de si mesmo;
Entusiasmo e iniciativa;
Perseverança e cavalheirismo e respeito entre ambos os sexos;
Desperta o senso de ordem, disciplina, solidariedade e cooperação.

A disciplina e obediência às técnicas, as configurações especiais, as convenções, aos dirigentes, à música, as tradições serão posteriormente transportadas para a vida social geral no futuro.
O estímulo ao senso de responsabilidade ao desejo de executar satisfatoriamente os passos, os movimentos e as figuras para que as coreografias de desenvolvam a contento reivindicam o cultivo do esforço em geral do grupo do cumprimento do horário do início ao fim.

Valores Sociais

O educando ao participar das danças folclóricas estará também aprendendo a cooperar com outros membros de seu grupo e aceitar responsabilidades por desempenhar sua parte na situação do grupo. Dançando juntos, crianças e jovens aprendem a ter consideração uns com os outros e um código de comportamento social.

É incomparável o valor das danças folclóricas visto que conjugam os mais diversos aspectos da vida coletiva.

Valores Culturais

A dança folclórica é um meio ideal para desenvolver compreensão internacional e respeito pelas outras culturas.

Não apenas pode a dança folclórica estar intimamente ligada a melhor compreensão dos povos e outras nações ou de outros períodos históricos de nosso próprio país, ou estabelecer a correlação com os estudos sociais, estar prontamente combinada com o estudo da música das línguas, de outras terras, artes gráficas e atividades dramáticas. Por seu aspecto interdisciplinar, dança folclórica se torna excelente meio de animar e enriquecer estudos de centros de interesses, projetos escolares.

Valores Recreacionais

Não deve ser omitido o aspecto do divertimento da dança folclórica do prazer puro a ser ganho da dança animada num grupo social amistoso. Quando apropriadamente apresentada, a dança folclórica pode fazer muito para aliviar a pressão mental ou tensão emocional; quer o dançarino seja uma criança de 10 anos de ou homem cansado, ele deveria achar a experiência relaxante e divertida de maneira fácil de fazer novos amigos. Todas as formas de dança devemos introduzir a forma de recreação divertida.

Valor Mental

As grandes funções mentais como a atenção, sensações-percepções, a imaginação, a originalidade e o raciocínio são exercitados e desenvolvidos através das Danças Folclóricas.

As danças folclóricas pelo poder criador nos que nelas executam, desenvolvendo poder crítico de raciocínio que desenvolve o exercício de fixação e evocação de certos aspectos da atenção dos destrandos, levando-os a uma melhor observação de certas situações e nelas intervindo.

Valor Terapêutico

Atenua as tensões emocionais ao proporcionar autocontrole e confiança pela facilidade de execução dos movimentos e principalmente pela possibilidade de transformar em expressões plásticas pela terapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário