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quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

O desenvolvimento de padrões Motores da Educação do Movimento em Dança/Educação


Padrões básicos – princípios, necessidades.

O desenvolvimento dos padrões básicos deve ser desenvolvido naturalmente através de estímulos, desafios e motivações extrínsecas do professor pelo encorajamento e atividades prazerosas. Outro aspecto importante na orientação pedagógica do dança-educador é a observação dos aspectos intrínsecos do ser humano: ludicidade, agressividade e sexualidade incluindo também a transcendência.

Estágios e progressões a níveis são princípios necessários e deverão ser observados, pois ainda servirão de orientação à toda a ação pedagógica.

Os estágios devem partir da orientação, da amplitude e intensidade, duração e inter-relação da ação motora. Estes elementos e mais a observação do padrão de movimento desencadearão a conscientização do corpo (das partes, lados, frente, costas); conscientização espaço (consciência do corpo em relação aos objetos, pessoas, direção, sentido); conscientização da força (consciência do esforço dos movimentos, rápidos, lentos, suaves, rígidos, diluídos, etc.); a conscientização de inter-relacionamento (consciência do corpo em equilíbrio dinâmico, situações e encadeamento das sequências de movimento); a conscientização do tempo e suas dimensões.

A nível hierárquico do estabelecimento da execução do movimento constituem as progressões pedagógicas da ação motora estabelecidas em um programa de Dança/Educação.

As atividades devem ser naturais, abrangendo as diversas famílias (andar, correr, saltar, saltitar, equilibrar, rodopiar, girar, rolar, trepar, pendurar, puxar, empurrar, deslizar, rastejar, galopar e lançar). 

As ações motoras deverão partir do simples para o complexo; das ações espontâneas para as construídas (movimentos técnicos); do grau de intensidades menores para as intensidades maiores em relação à dinâmica do movimento; de um número de vezes (de repetições das ações) ideal para o aumento gradativo das mesmas; de um tempo de duração curto, para o mais prolongado; de um ritmo mais relentado para o mais rápido em relação ao tempo das sequências do movimento do peso total, parte ou partes do corpo; das direções e sentidos do movimento em relação ao espaço físico e da força como qualidade do uso da força muscular.

Os níveis de movimento são estabelecidos em relação à taxionomia do domínio psicomotor (níveis, a subcategorias) assim estabelecidos por Flinchum (1981, Proença, 1989).


 A compreensão do Domínio Psicomotor

Quadro 1 – Taxionomia do Domínio Psicomotor: Níveis e Subcategorias  - Flinchum, Desenvolvimento Motor da Criança, 1981
Contínuo da Taxionomia
Níveis
Definições
Atividade Comportamental
1.10 Segmentar
1.20 Intersegmental
1.30 Supra-segmentar
1.0 Movimentos Reflexos
Ações produzidas em volição consciente, em resposta a um estímulo
Flexão, extensão, alongamento, ajustamento postural
2.10 Locomotor
2.20 Não locomotor
2.30 Manipulador
2.20 Movimentos básicos e fundamentais
Requisitos: nível 1.00
Formas de Movimentos inatos formados a partir de uma combinação de movimentos reflexos e básicos de movimentos especializados complexos
2.10 Andar, correr, saltar, saltitar, deslizar com um só pé, rolar, trepar.
2.20 Empurrar, puxar, balançar, girar, agachar, esticar, inclinar, contorcer-se.
3.10 Discriminação cinestésica
5.20 Discriminação visual
5.30 Discriminação auditiva
5.60 Habilidades coordenadas
3.00 Habilidades perceptivas
Requisitos: nível 1.00 a 2.00
Interpretação de estímulos das várias modalidades que proporcionam dados para a criança adaptar-se ao seu meio ambiente
Os resultados das habilidades perceptivas são observáveis em todo movimento voluntário. Exemplos: Auditivo: seguir instruções verbais
Visual: segurar uma bola em movimento.
Cinestésico: ajustar o corpo na posição vertical para manter o equilíbrio
Tátil – determinação da textura através do tato
Coordenação: pular corda, chutar a bola no ar

4.10 Resistência


4.20 Força



4.30 Flexibilidade





4.40 Agilidade
4.00 Habilidades físicas ou qualidades físicas
Características funcionais de vigor orgânico essenciais para o desenvolvimento das destrezas e movimentos altamente especializados
Todas as atividades que exigem esforço árduo por longos períodos de tempo.
Todas as atividades que exigem esforço muscular. Exemplos: levantamento de peso, luta corpo a corpo
Todas as atividades que exigem grande movimento dos quadris. Exemplos: dar pontapés, hiperextensão da coluna, exercícios de ginásticas rítmicas, balé.
Todas as atividades que exigem movimentos rápidos e precisos. Exemplos: correr em velocidade com esquivas, escrever a máquina, livrar-se de boladas.
5.10 habilidades adaptativas simples
5.20 habilidades adaptativas compostas
5.30 habilidades adaptativas complexas
5.00 movimentos especializados
Um grau de eficiência para o desempenho de exercícios motores complexos, baseados nos movimentos fundamentais e básicos
Todas as atividades especializadas formadas a partir de formas motoras locomotoras e manipulativas inatas do nível de classificação 2.00
estas atividades nítidas nos desportos recreativos, dança e áreas artísticas que envolvem movimentos finos.
6.10 movimentos expressivos
6.20 movimentos interpretativos
6.00 comunicação não verbal
Comunicação através dos movimentos corporais desde as expressões faciais até as coreografias sofisticadas
Postura, gesto, expressões faciais, todos os movimentos de dança, ginástica rítmica e coreografias especializadas executadas eficientemente.

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