Mensagem do dia:

Mensagem do dia:
Como me agradar? Basta mandar um convite para churrasco!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Conteúdo programático da disciplina de Dança na Universidade


I Unidade

História da Arte – noções fundamentais e sua relação com a História da Dança.

A evolução da Dança no Brasil e sua relação com o Ensino-Aprendizagem.

Dança em relação com os princípios e bases filosóficos, artísticos, científicos e educacionais.

II Unidade

Bases filosóficas e técnicas dos diferentes caracteres e estilos de Dança.

Características estilísticas em relação com diversas técnicas, estilos, escolas e caracteres de Dança.

Princípios de técnica – fundamentos, combinações dos elementos e progressões didáticas.

III Unidade

A linguagem do corpo como meio de comunicação e expressão numa visão holística e contextualizada.

Dança e seu valor educativo “inter” e “multi” disciplinar no processo de emancipação do educando.

IV Unidade

Sistematização das formas corporais-estruturais e função.

Aspectos filosóficos, psicológicos e sociais da corporeidade.

O corpo e o movimento, o espaço e o tempo, o ritmo e a dinâmica.

V Unidade

Sistema Universal de Dança – bases filosóficas e estruturais, metodológicas e didáticas aplicados à Dança/Educação.

VI Unidade

Princípios de coreografia – fundamentos de composição coreográfica associados aos elementos estruturais corpo-espaço, corpo-ritmo, corpo-tempo e dinâmica em coerência com temas, enredos, conteúdos e acompanhamentos musicais.

A música, acompanhamentos musicais – seleção e adequação a temas, enredos, faixas etárias e aos diferentes meios sociais.

VII unidade

Folclore – Favorecer a presença dos componentes da dança popular considerando as manifestações populares e folclóricas regionais e locais pela inclusão de elementos da cultura corporal do brasileiro em sua multiplicidade e diversidade dos elementos rítmicos e dos movimentos de nossas origens étnicas.

VIII Unidade

Sistematização e planejamento do ensino-aprendizagem da Dança e sua aplicabilidade a diferentes meios socioculturais e evolutivas, segmentos e níveis.

Didática e prática do Ensino da Dança. Princípios de coreografia e sua aplicabilidade em diferentes níveis e graus do ensino-aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário