I Unidade
História da Arte – noções fundamentais e sua relação com a
História da Dança.
A evolução da Dança no Brasil e sua relação com o Ensino-Aprendizagem.
Dança em relação com os princípios e bases filosóficos,
artísticos, científicos e educacionais.
II Unidade
Bases filosóficas e técnicas dos diferentes caracteres e
estilos de Dança.
Características estilísticas em relação com diversas técnicas,
estilos, escolas e caracteres de Dança.
Princípios de técnica – fundamentos, combinações dos
elementos e progressões didáticas.
III Unidade
A linguagem do corpo como meio de comunicação e expressão
numa visão holística e contextualizada.
Dança e seu valor educativo “inter” e “multi” disciplinar no
processo de emancipação do educando.
IV Unidade
Sistematização das formas corporais-estruturais e função.
Aspectos filosóficos, psicológicos e sociais da
corporeidade.
O corpo e o movimento, o espaço e o tempo, o ritmo e a
dinâmica.
V Unidade
Sistema Universal de Dança – bases filosóficas e
estruturais, metodológicas e didáticas aplicados à Dança/Educação.
VI Unidade
Princípios de coreografia – fundamentos de composição
coreográfica associados aos elementos estruturais corpo-espaço, corpo-ritmo,
corpo-tempo e dinâmica em coerência com temas, enredos, conteúdos e
acompanhamentos musicais.
A música, acompanhamentos musicais – seleção e adequação a
temas, enredos, faixas etárias e aos diferentes meios sociais.
VII unidade
Folclore – Favorecer a presença dos componentes da dança
popular considerando as manifestações populares e folclóricas regionais e
locais pela inclusão de elementos da cultura corporal do brasileiro em sua
multiplicidade e diversidade dos elementos rítmicos e dos movimentos de nossas
origens étnicas.
VIII Unidade
Sistematização e planejamento do ensino-aprendizagem da
Dança e sua aplicabilidade a diferentes meios socioculturais e evolutivas,
segmentos e níveis.
Didática e prática do Ensino da Dança. Princípios de
coreografia e sua aplicabilidade em diferentes níveis e graus do
ensino-aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário