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domingo, 23 de dezembro de 2018

Relação dialética do Espaço Corporal

A extensão do espaço corporal é dialética, porque depende da evolução neurológica (mielinização do feixe piramidal) para e extensão do seu potencial de ação. É este potencial que permite a extensão e amplitude do movimento e a projeção deste em relação ao outro. Dialeticamente é físico e psicológico, aumentado sua amplitude nos dois planos e níveis diversos. Isto permitirá a estruturação do espaço físico:
O dentro e fora do meu corpo e do corpo do outro;
A distância do meu corpo em relação ao corpo do outro;
A direção do meu corpo e do outro;
A temporalidade – antes, depois, ou ao mesmo tempo que o outro.

Nas várias vertentes expressas pelos psicanalistas, o espaço (transicional – Winnicot, funcional – Lacan, acordo-corporal – Montagner) é estabelecido através:
O olhar – meio de penetrar o outro;
Da voz – troca de sons carregados de tensões afetivas e corporais, ressonâncias do corpo dentro de outro corpo;
Da mímica  - expressão motora no rosto, atitudes de sedução e respaldo;
Do objeto, por contato e movimento (toque da pele).

O discurso do corpo, reações que levam a ação com o saber sentido ou experimentado, desencadeia mais positivamente que o saber intelectualizado. A dança sensibiliza através do “toque de pele” faculta e promove o estabelecimento dos limites, estruturando a personalidade através da dialética espaço-temporal pela pulsão do movimento. Sendo a pulsão uma representação psíquica, deve o educador através da metodologia específica objetivar reações que robustecem o ideal do ego através do “self verdadeiro” do educando. Estas reações desencadeiam a ação que permite a experimentação do saber sentido muito mais positivo do que o academismo do saber intelectualizado.

Objetivos do estudo

A proposta é uma tentativa de explorar, analisar, verificar e estabelecer as ligações afetivas conscientes e suas relações com a estruturação das dimensões corporais inconscientes através da Dança/Educação após a observação:
Da dimensão dos comportamentos objetivos através dos movimentos espontâneos e significativos;
Da relação dos comportamentos subjetivos (imagens, ideias, símbolos) ligados à dimensão histórico com o espaço, com os objetos, consigo mesmo, com o outros, com o mundo.

Objetivos Gerais

Traçar um programa de ações proativas e conscientizadoras a nível individual e grupal, com vista a superar os problemas encontrados identificando as reais condições, níveis, aspirações do grupo;
Aplicar ações predominantemente participativas orientadas para o atendimento das necessidades e interesses do indivíduo e do contexto educacional ao qual pertence;
Proporcionar exercício de auto avaliação e discussão de alternativas e soluções;
Proporcionar atividades a nível pessoal e grupal com intenção de provocar mudanças de aspirações e atitudes comportamentais que possibilitam ao educando seu desenvolvimento geral;
Adotar, investir em diversos aspectos importantes de sua personalidade (robustecimento do Ego);
Otimizar as atividades para melhorar a consciência corporal (imagem, ego-corporal);
Ampliar o espírito crítico para maior consciência na relação consigo mesmo, com os outros, com o mundo;
Concorrer para a redução de incidência de doenças psicossomáticas, pela diminuição das tensões emocionais;
Possibilitar a normalização da capacidade de concentração, responsabilidade e eficiência no trabalho escolar.

Objetivos específicos

Educação dos sentidos;
Desenvolvimento:
     o      Da concentração do corpo
     o      Do controle de movimento
     o      Da diferencial motora
Estímulo à comunicação;
Estímulo à fantasia;
Intensificação da capacidade expressiva;
Desenvolvimento da socialização (estruturas afetivas);
Desenvolvimento da capacidade cognitiva (estruturas perceptivas);
Motivação para despertar a curiosidade, a capacidade de imaginação, o desejo de produção, de relações afetivas.

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