O processo ensino-aprendizagem deverá se processar sempre de
forma atraente, motivando diversificações de forma positivas e hierárquicas, através
de atividades experimentais veiculadas por movimentos exploratórios e
experiências. Sempre que possível integrá-las no processo como um todo de forma lúdica, portanto, sempre recreativa.
Teoricamente as atividades em Dança/Educação são apropriadas
para o ensino integrados favorecendo a interdisciplinaridade conforme
comentário anterior.
O planejamento curricular deverá se estruturar de forma
contextualizada voltada para as características peculiares do ambiente escolar,
engajado na realidade, nas necessidades básicas e interesses peculiares do
grupo. Os questionamentos veiculados deverão conter valores filosóficos,
socioculturais e estéticos aplicados a práxis educativa; a assimilação do
caráter regional com inclusão dos elementos da cultura regional permitirá
abordar aspectos reais e objetivos permitindo generalizar assim como desenvolver
aspectos gerais da educação.
Os meios auxiliares usados podem ser os mais variados
possível onde a criatividade do professor será fator de maior importância no
processo.
Palavras podem ser usadas para estimular os movimentos
sugeridos pela ação que representa.
São produzidas pela voz humana, por instrumentos de
percussão que estimulam os movimentos rítmicos e a distribuição dos temos por
rituais.
A imitação das ações dos animais estimula os movimentos e a
interpretação de seus movimentos, assim como os movimentos de interpretação da
natureza do meio ambiente.
Palavras usadas para acompanhar frases rítmicas ou o próprio
ritmo corporal ou os órgãos como o coração, poderão ser empregados para
introduzir a consciência corporal e espaço-temporal.
Danças folclóricas e Brinquedos Cantados darão maior
expressão as configurações espaço-temporais anteriormente trabalhadas.
As músicas infantis populares e eruditas darão ênfase e
serão ajustes motivadores incentivando a interpretação corporal, a criatividade
em combinar e associar os movimentos.
Histórias infantis poderão ser usadas para expressar um
conteúdo em dança a um fundo musical.
Na poesia, a métrica de nossos poetas poderá introduzir
cenas e fantasias periódicas do movimento facilitando a comunicação e expressão
através do desenvolvimento motor expressivo e interpretativo.
Materiais auxiliares como papel celofane, espelhos
elásticos, balões de gás, giz, barbantes, e etc. darão maior incentivo à ação.
Características particulares como certo grau de originalidade,
qualidade íntima como a animação, permitirão desenvolver o processo criativo
como aporte fundamental e todo o processo de ensino do conteúdo programático.
Atividades atraentes, motivadoras e diversificadas deverão
de forma adequada atender a maturação neuropsicológica do educando e estarem de
acordo com o seu nível de desenvolvimento.
Os princípios pedagógicos norteiam a elaboração das
progressões pedagógicas de forma hierárquica visando respeitar os estágios
evolutivos e níveis de desenvolvimento em ritmos reais da aprendizagem.
Os movimentos explorados deverão permitir à fácil execução
dos mesmos, a bilateralidade a nível sequencial do simples para o complexo em
progressões crescentes do geral para o simbólico, do real para o particular
canalizando do todo para as partes.
Os conteúdos temáticos e enredos deverão possibilitar a
expressão dos valores e intenções formativas, permitir a criatividade do grupo
ou individual que possa possibilitar a estimulação do seu mundo de forma
experiencial e organizada além de permitir desvelar a intenção de veicular à
educação de forma integral.
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