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quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Meios auxiliares ao ensino da Dança/Educação


O processo ensino-aprendizagem deverá se processar sempre de forma atraente, motivando diversificações de forma positivas e hierárquicas, através de atividades experimentais veiculadas por movimentos exploratórios e experiências. Sempre que possível integrá-las no processo como um todo de forma lúdica, portanto, sempre recreativa.

Teoricamente as atividades em Dança/Educação são apropriadas para o ensino integrados favorecendo a interdisciplinaridade conforme comentário anterior.

O planejamento curricular deverá se estruturar de forma contextualizada voltada para as características peculiares do ambiente escolar, engajado na realidade, nas necessidades básicas e interesses peculiares do grupo. Os questionamentos veiculados deverão conter valores filosóficos, socioculturais e estéticos aplicados a práxis educativa; a assimilação do caráter regional com inclusão dos elementos da cultura regional permitirá abordar aspectos reais e objetivos permitindo generalizar assim como desenvolver aspectos gerais da educação.

Os meios auxiliares usados podem ser os mais variados possível onde a criatividade do professor será fator de maior importância no processo.

Palavras podem ser usadas para estimular os movimentos sugeridos pela ação que representa.

São produzidas pela voz humana, por instrumentos de percussão que estimulam os movimentos rítmicos e a distribuição dos temos por rituais.

A imitação das ações dos animais estimula os movimentos e a interpretação de seus movimentos, assim como os movimentos de interpretação da natureza do meio ambiente.

Palavras usadas para acompanhar frases rítmicas ou o próprio ritmo corporal ou os órgãos como o coração, poderão ser empregados para introduzir a consciência corporal e espaço-temporal.

Danças folclóricas e Brinquedos Cantados darão maior expressão as configurações espaço-temporais anteriormente trabalhadas.

As músicas infantis populares e eruditas darão ênfase e serão ajustes motivadores incentivando a interpretação corporal, a criatividade em combinar e associar os movimentos.

Histórias infantis poderão ser usadas para expressar um conteúdo em dança a um fundo musical.

Na poesia, a métrica de nossos poetas poderá introduzir cenas e fantasias periódicas do movimento facilitando a comunicação e expressão através do desenvolvimento motor expressivo e interpretativo.

Materiais auxiliares como papel celofane, espelhos elásticos, balões de gás, giz, barbantes, e etc. darão maior incentivo à ação.

Características particulares como certo grau de originalidade, qualidade íntima como a animação, permitirão desenvolver o processo criativo como aporte fundamental e todo o processo de ensino do conteúdo programático.

Atividades atraentes, motivadoras e diversificadas deverão de forma adequada atender a maturação neuropsicológica do educando e estarem de acordo com o seu nível de desenvolvimento.

Os princípios pedagógicos norteiam a elaboração das progressões pedagógicas de forma hierárquica visando respeitar os estágios evolutivos e níveis de desenvolvimento em ritmos reais da aprendizagem.

Os movimentos explorados deverão permitir à fácil execução dos mesmos, a bilateralidade a nível sequencial do simples para o complexo em progressões crescentes do geral para o simbólico, do real para o particular canalizando do todo para as partes.

Os conteúdos temáticos e enredos deverão possibilitar a expressão dos valores e intenções formativas, permitir a criatividade do grupo ou individual que possa possibilitar a estimulação do seu mundo de forma experiencial e organizada além de permitir desvelar a intenção de veicular à educação de forma integral.

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