Mensagem do dia:

Mensagem do dia:
Como me agradar? Basta mandar um convite para churrasco!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

O que são Danças Folclóricas

Generalizações

As danças Folclóricas são:

Expressões abertas de emoções, ideias, significado especial;

Representações de usos, costumes, acontecimentos que constituíram o tempo estrutural e conjuntural em parte da história de um povo;

Padrões, costumes, maneiras e atividades espontâneas e naturais da vida e experiências significativas de um povo, perpetuadas de geração em geração, da mesma maneira resguardando assim, sua tradicionalidade;

Passos básicos, configurações espaciais, ritmos próprios, termos e idiomas;

Gestos e passos ou atividades características, conotações peculiares de um povo como bater de palmas e pés, valsas e sarandeio;

Formas – passar de geração em geração de maneira rígida, as tradições e costumes;

Fixas em suas características elementares, porém podem apresentar variações de província em província e sofre influências também na linguagem verbal;

Divulgação de conhecimento (história, sociologia, antropologia, músicas, aspectos pictóricos, conotações corporais;

Sentido lúdico utilitário, graça e atributos, diferentes papeis da vida social.

Danças folclóricas foram embasadas entre brasileiros nativos e grupos étnicos radicados no Brasil (portugueses, africanos, holandeses, franceses, colonos, italianos, alemães, austríacos, poloneses, finlandeses, russos, suecos, japoneses e outros) que com sua bagagem de tradição e cultura trouxeram vasta e valorosa contribuição.

Danças Populares

As danças folclóricas resguardam características essencialmente fixa. São danças naturais que resguardam tradicionalismo e determinados costumes de um povo. Elas resguardam uma evolução natural e espontânea do conjunto de atividades diárias, o desenvolvimento de experiências dos povos perpetuadas da geração a geração. Possuem aspectos diversos e estabelecem as diferenças e variações musicais de região para região.

As Danças Folclóricas são criações efetuadas pela repetição das configurações de esforço coletivo incitados por diversos motivos (deuses – padrões éticos e morais, manifestações políticas e sociais) manifestadas através do movimento rítmico.

Danças Nacionais

São as tradicionais de determinado país que tornaram mais populares, mais praticadas e tem efetivamente diferenças em suas origens, usos, costumes e idiomas. Estas danças geralmente decorrem de adaptações as condições climáticas (geográficas) emocionais ou as tradições (incidências e permanências) e têm em seu tempo estrutural e conjuntural seus aspectos mais relevantes.

Ex.: samba, czardas, cossacos, square dance, tarantela e valsas.

Danças Regionais

As Danças Regionais são as mais praticadas e dançadas em uma região de um país.

Ex.: trevo – Nordeste; samba – Rio e São Paulo.

Danças Características

As Danças características (ou típicas) são as criadas para indivíduos em especial ou grupo de indivíduos que incluem adição de passos, musicas, coreografia já existentes. São características da determinada região ou país.

As danças características ou típicas deixam transparecer em seu sentir, pensar, agir a riqueza polirrítmica e polifórmica do povo e suas raízes ao estabelecer relação de identidade da dança com a própria cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário