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quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Consciência Corporal – Estágios Operacionais em Dança


1° estágio – consciência das partes do corpo.
2° estágio – consciência das articulações, ligamentos e grupo musculares – aparelho locomotor.
3° estágio – consciência dos principais fluxos energéticos (plexo solar, externo, outros).
4° estágio – consciência da dinâmica de movimento – concentração de energia para produção do movimento com qualidades, nuances, vibrantes.

Graduações – forte, fraco, intensos, vigorosos.
Alternâncias – dinâmicos, brandos, diluídos.

Processo criativo aplicados a nível dos quatro estágios citados são: oficinas, laboratórios exploratórios e experienciais e experimentais.

Aplicação

I Estágio – Consciência das partes do corpo

Aplicação de descondicionamento de modelos pelo processo criativo através do LÚDICO para reconhecimento de recursos que encorajam:

Atenção isolada as partes do corpo pela decodificação (leitura corporal);
Observação da dimensão espacial de seu corpo;
Descobrimento da importância da unidade do corpo através de suas partes para o desenvolvimento integral;
Construção de formas plásticas com o corpo pela reação de seu corpo com
o corpo do outro;
Aproveitamento dos sons internos e intercâmbio com sons produzidos intencionalmente pela capacidade vocal ou por partes do corpo.

Exercícios:
     o      “Marionetes”
     o      “Decorando a janela”
     o         “Espelho”
     o         “Dueto das mãos, pés, etc.” (Haselbach, 1988)

Características das atividades

As atividades lúdicas proporcionam a redescoberta resultando uma abertura para o novo, através:
Vivências de atividades que estimulam a imaginação e a invenção;
Conviver com o imprevisível pelo confronto com situações problemas;
Experienciar o “mundo” pelas sensações facultando a suspensão de automatismo.

Utilização de Recursos

Mergulhos nas sensações para reativação dos sentidos e recuperação do mundo sensorial através:
Pequenas situações problemas para liberação de emoções e sentimentos;
Retomada do ritmo natural e individual;
Uso do conhecimento sensitivo na apreensão da realidade.

II Estágio – Consciência do Aparelho Locomotor

Aplicação consciente dos recursos corporais sensoriais e mecânico na execução de movimentos total ou parcial para reorganização do universo pessoal pela:
Percepção das possibilidades do corpo (cinestesia, propriocepção, exterocepção) em relação aos objetos, espaço circundante e distante;
Integração de formas e movimentos do corpo em várias conotações de espaço, sons (internos e ambientais) na criação da evolução corpo/espaço/tempo;
Retomada das formas interiores e sua exteriorização plástica no espaço para conscientização de si mesmo e da relação grupal.

Exercícios:
o “Fraseado”
o “Câmara lenta”
o “Reação e cadeia”
o “Tricô”
o “Cartas de Baralho” (Haselbach, 1988)

Características das Atividades

A expressão consciente pelo uso integral e parcial do corpo voltadas para o pensamento criador:
Práticas das possibilidades expressivas do corpo (estáticas e dinâmicas) pelas explorações das partes do corpo e partes dos segmentos.

Utilização dos Recursos

Aproveitamento do espaço pela conscientização dos espaços internos e externos:
Exploração de formas no espaço físico circundante;
Inter-relação entre o espaço físico disponível e seu próprio corpo;
Composição de formas com os vários corpos e o espaço.

III Estágio – Consciência dos Principais Fluxos Energéticos e da Dimensão Transcendente do Movimento

Aplicação consciente de recursos corporais (sensoriais e mecânicos) e possibilidade de amplitude e qualidade do movimento no tempo e no espaço:
Exploração da retomada das formas interiores e sua exteriorização plástica no espaço;
Inter-relação entre o espaço físico disponível e a situação corporal de extensão, concentração do eixo principal do corpo;
Projeção no corpo, no espaço circundante (consciência kinesférica) ou em relação ao espaço do outro (consciência relacional) ou em relação ao universo pela consciência transcendental do movimento.

Características das atividades

Estabelecimento de relação do seu corpo com o corpo do outro;
Uso integral do corpo em várias direções e sentidos;
Reorganização dos movimentos pelo uso gradual e contínuos do fluxo energético;
Interação da dinâmica própria com a dinâmica circundante;
Projeção e distribuição da dinâmica corporal no tempo dado e espaço circundante;
Vivência de atividades que possibilitam expressões corporais pela variação dinâmica.

Utilização dos Recursos

Composição de formas em sequências graduais de intensidade e alternância;
Utilização de movimentos ricos em qualidades na composição das sequências coreográficas;
Coerência entre a dinâmica expressa e o tema desenvolvido.

IV Estágio – Consciência da Dinâmica do Movimento

Aplicação de graduações, intensidade e alternância do movimento:
Percepção das potencialidades do corpo referendada pela qualidade do movimento do corpo em relação com os outros;
Relação entre intensidade do ritmo interno e externo e as nuances e vibrações do movimento;
Uso de alternância da dinâmica do seu movimento em relação a intensidade do movimento próximo e distante.

Características das atividades

Conscientização de energia própria em relação a dos outros;
Experienciação do movimento em relação as suas nuances graduações, alternâncias de vibrações e de progressões de intensidade;
Vivência de atividades que estimulam a percepção da dinâmica.

Utilização de recursos

Organização do espaço interior em integração com o espaço exterior dos corpos e dos objetos;
Inter-relação da potencialidade corpo-mente-emoção em relação as possibilidades do corpo do outro;
Composição da variedade de formas do corpo com a qualidade e amplitude de formas dos outros corpos.

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