1° estágio – consciência das partes do corpo.
2° estágio – consciência das articulações, ligamentos e grupo musculares – aparelho locomotor.
3° estágio – consciência dos principais fluxos energéticos (plexo solar, externo, outros).
4° estágio – consciência da dinâmica de movimento – concentração de energia para produção do movimento com qualidades, nuances, vibrantes.
• Graduações – forte, fraco, intensos, vigorosos.
• Alternâncias – dinâmicos, brandos, diluídos.
Processo criativo aplicados a nível dos quatro estágios citados são: oficinas, laboratórios exploratórios e experienciais e experimentais.
Aplicação
I Estágio – Consciência das partes do corpo
Aplicação de descondicionamento de modelos pelo processo criativo através do LÚDICO para reconhecimento de recursos que encorajam:• Atenção isolada as partes do corpo pela decodificação (leitura corporal);
• Observação da dimensão espacial de seu corpo;
• Descobrimento da importância da unidade do corpo através de suas partes para o desenvolvimento integral;
• Construção de formas plásticas com o corpo pela reação de seu corpo com
• o corpo do outro;
• Aproveitamento dos sons internos e intercâmbio com sons produzidos intencionalmente pela capacidade vocal ou por partes do corpo.
Exercícios:
o “Marionetes”
o “Decorando a janela”
o “Espelho”
o “Dueto das mãos, pés, etc.” (Haselbach, 1988)
Características das atividades
As atividades lúdicas proporcionam a redescoberta resultando uma abertura para o novo, através:• Vivências de atividades que estimulam a imaginação e a invenção;
• Conviver com o imprevisível pelo confronto com situações problemas;
• Experienciar o “mundo” pelas sensações facultando a suspensão de automatismo.
Utilização de Recursos
Mergulhos nas sensações para reativação dos sentidos e recuperação do mundo sensorial através:• Pequenas situações problemas para liberação de emoções e sentimentos;
• Retomada do ritmo natural e individual;
• Uso do conhecimento sensitivo na apreensão da realidade.
II Estágio – Consciência do Aparelho Locomotor
Aplicação consciente dos recursos corporais sensoriais e mecânico na execução de movimentos total ou parcial para reorganização do universo pessoal pela:• Percepção das possibilidades do corpo (cinestesia, propriocepção, exterocepção) em relação aos objetos, espaço circundante e distante;
• Integração de formas e movimentos do corpo em várias conotações de espaço, sons (internos e ambientais) na criação da evolução corpo/espaço/tempo;
• Retomada das formas interiores e sua exteriorização plástica no espaço para conscientização de si mesmo e da relação grupal.
Exercícios:
o “Fraseado”
o “Câmara lenta”
o “Reação e cadeia”
o “Tricô”
o “Cartas de Baralho” (Haselbach, 1988)
Características das Atividades
A expressão consciente pelo uso integral e parcial do corpo voltadas para o pensamento criador:• Práticas das possibilidades expressivas do corpo (estáticas e dinâmicas) pelas explorações das partes do corpo e partes dos segmentos.
Utilização dos Recursos
Aproveitamento do espaço pela conscientização dos espaços internos e externos:• Exploração de formas no espaço físico circundante;
• Inter-relação entre o espaço físico disponível e seu próprio corpo;
• Composição de formas com os vários corpos e o espaço.
III Estágio – Consciência dos Principais Fluxos Energéticos e da Dimensão Transcendente do Movimento
Aplicação consciente de recursos corporais (sensoriais e mecânicos) e possibilidade de amplitude e qualidade do movimento no tempo e no espaço:• Exploração da retomada das formas interiores e sua exteriorização plástica no espaço;
• Inter-relação entre o espaço físico disponível e a situação corporal de extensão, concentração do eixo principal do corpo;
• Projeção no corpo, no espaço circundante (consciência kinesférica) ou em relação ao espaço do outro (consciência relacional) ou em relação ao universo pela consciência transcendental do movimento.
Características das atividades
• Estabelecimento de relação do seu corpo com o corpo do outro;• Uso integral do corpo em várias direções e sentidos;
• Reorganização dos movimentos pelo uso gradual e contínuos do fluxo energético;
• Interação da dinâmica própria com a dinâmica circundante;
• Projeção e distribuição da dinâmica corporal no tempo dado e espaço circundante;
• Vivência de atividades que possibilitam expressões corporais pela variação dinâmica.
Utilização dos Recursos
• Composição de formas em sequências graduais de intensidade e alternância;• Utilização de movimentos ricos em qualidades na composição das sequências coreográficas;
• Coerência entre a dinâmica expressa e o tema desenvolvido.
IV Estágio – Consciência da Dinâmica do Movimento
Aplicação de graduações, intensidade e alternância do movimento:• Percepção das potencialidades do corpo referendada pela qualidade do movimento do corpo em relação com os outros;
• Relação entre intensidade do ritmo interno e externo e as nuances e vibrações do movimento;
• Uso de alternância da dinâmica do seu movimento em relação a intensidade do movimento próximo e distante.
Características das atividades
• Conscientização de energia própria em relação a dos outros;• Experienciação do movimento em relação as suas nuances graduações, alternâncias de vibrações e de progressões de intensidade;
• Vivência de atividades que estimulam a percepção da dinâmica.
Utilização de recursos
• Organização do espaço interior em integração com o espaço exterior dos corpos e dos objetos;• Inter-relação da potencialidade corpo-mente-emoção em relação as possibilidades do corpo do outro;
• Composição da variedade de formas do corpo com a qualidade e amplitude de formas dos outros corpos.
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