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sábado, 8 de dezembro de 2018

A Classificação Motora de Flinchum

A seguir apresentamos toda a classificação motora elaborada por Flinchum, acompanhada de atividades relacionadas à Dança que podem ser aplicadas nas salas de aula.

Movimentos reflexos



Para Flinchum, os Movimentos reflexos decorrentes das ações reflexas são movimentos involuntários e elemento fundamental no desenvolvimento motor. Isto porque o amadurecimento neuromuscular e desenvolvimento postural são aporte para os estágios básicos que precedem a ação motora de andar e dos outros.

Os movimentos reflexos que precedem os movimentos básicos são reflexos posturais, segmentares, de preensão e inter-segmentares e super-segmentares externados pelas atividades comportamentais de flexão, extensão, alongamento e ajustamento postural.

Atividades aplicadas à Dança:

  • Estender e hiperestender o corpo em vários níveis e direções em diferentes bases de apoio;
  •  Curvar e torcer-se em local restrito.
  • Andar sobre linhas, figuras geométricas em diferentes alturas;
  • Deslocar-se para longe ou perto dos elementos de um elemento, ou do grupo;
  • Transportar objetos de diferentes pesos e tamanhos na cabeça deslocando em direções e sentidos espaciais;
  • Tocar instrumentos dentro dos ritmos estabelecidos.

Movimentos básicos



Os movimentos básicos e fundamentais estão relacionados aos padrões motores básicos de:

  • Locomoção – andar, correr, saltar, saltitar, deslizar, quadrupedar, trepar, rolar.
  • Não locomotores – empurrar, puxar, balançar, girar, agachar, esticar, inclinar-se, contorcer-se.
  • Manipuladores – manipular, manusear, tocar, sustentar, movimentos de preensão dos dedos.

      Consciência Corporal e Movimentos não Locomotores Manipuladores


       Usar movimentos globais na experiência bilaterais para exploração da simetria bilateral com máxima eficiência no movimento em ambos os lados; movimento de dimensões variadas nas formas.

Atividades aplicadas à Dança:

  • Traçar figuras geométricas com o corpo;
  • Recortar de gravuras de parte específica do corpo e executar movimentos de dança com os mesmos;
  • Fazer experiências com partes do corpo em frente a um espelho;
  • “Espelhinho”: repetir os movimentos do colega à sua frente;
  • “Cabra-cega” – tocar as partes nomeadas do corpo pelo professor e executar dentro do ritmo, possíveis movimentos com elas;
  • Usar parte do corpo no ambiente circundante em ritmos variados;
  •  “Balão de gás” – usá-los tocando as partes do corpo com ele;
  • Quebra cabeça – armá-lo à medida que executa movimento com a parte do corpo a ser encaixada.
Estes exercícios darão a criança a dimensão da forma corporal.

Consciência Espaço-Temporal e Movimentos Locomotores



Organizar percurso que indicam principalmente os exercícios de deslocamento e locomotores que facilitam às crianças mover-se entre si, transportá-los em vários ritmos, direções e sentidos pela modificação da velocidade, níveis de altura.

Atividades aplicadas à Dança:

  • Atividades que estimulem e que possibilitem: encolher (ficar pequena), estender-se (ficar maior), deslocar-se de uma direção para outra pelo caminho mais longo ou mais curto;
  •  Dirigir-se a um local apontado pelo dedo em várias velocidades;
  • Situar-se no espaço para frente e para trás, pela direita e esquerda em ritmos variados;
  •  Criar combinações destas atividades variando o ritmo e a dinâmica;
  • Andar, correr, saltitar, saltar para frente, para trás, para a direita, para a esquerda em velocidades diferentes e ritmos variados;
  • Associar as atividades anteriores do ritmo individual ou dos elementos do grupo em sintonias variadas.

Movimento Perceptivo-Motor



Estes níveis têm origem no estágio anterior e acrescenta uma outra dimensão – a percepção – que antecede à resposta motora. A criança recebe a informação sensorial aferente e a interpreta antes de responder o movimento. A nível de cognição excelente, passa para a aprendizagem simbólica e conceitual.

Atividades aplicadas à Dança:

  • Atividades de imitação e representação simbólica favorecendo o estágio de desenvolvimento neste nível de aprendizagem;
  • Imitar o deslocamento de animais bípedes e quadrúpedes;
  • Andar, correr, saltar, saltitar, etc. ao som das vozes de animais;
  • Imitar locomoções de animais em velocidades naturais dos mesmos ou criadas artificialmente;
  • Simbolizar com o corpo características de vários animais;
  • Usar atividades do seu cotidiano em expressões dançadas;
  • Comunicar-se em gestos utilitários com velocidades e ritmos diferentes.

Habilidades Físicas



Neste nível de aprendizagem as execuções dos movimentos se processam de forma especializada e em complexidade crescente. São elementos que estabelecem desempenho mais adequado ou estabelecem distinção entre os desempenhos das crianças.

Atividades Aplicadas à Dança:

A classificação motora neste nível já facilita a uma discriminação e naturalidade dos movimentos das habilidades de velocidade, destreza, equilíbrio estático e dinâmico, consciência das partes segmentares dos membros e sua situação espaço-temporal; maior consciência corporal em relação ao espaço, ao outro, ao ambiente.

Usar atividades nas posições básicas em velocidades, ritmos variados e alternâncias da dinâmica:

  • A formação corporal poderá ser intensificada através da exploração das valências físicas de força.
  • A aplicação das famílias da Dança poderá ser executada de forma associada e com certo grau de complexidade;
  • A exploração das bases de sustentação puras ou combinadas usando exercícios em dinâmicas variadas, combinadas.

Movimentos Especializados



Os movimentos especializados dependem do grau de habilidades físicas para que sejam eficientes em nível de exercício de precisão.

Neste nível de aprendizagem já é possível combinar a ação complexa ou formas motoras com alto grau de eficiência dos movimentos pois, incorpora fatores relativos ao desenvolvimento motor previamente aprendidos.

Flinchum classifica neste nível as habilidades aplicadas à execução técnica e performance de Dança.

Atividades aplicadas à Dança:

Neste domínio dos movimentos especializados as atividades podem pretender atingir alto nível de desenvolvimento técnico com naturalidades e continuidades de formas complexas; a associação da qualidade e quantidade já serão atendidas quando solicitadas.

  • Exercícios com alto grau de elasticidade, força muscular, etc., em ritmos variados e alternados;
  • Maior capacidade de executar os elementos técnicos da dança solicitados individualmente ou combinados;
  • Aplicação das bases de performance e em graus de complexidade crescente.

Movimentos Criativos



Os movimentos criativos compreendem a comunicação não verbal através de movimentos expressivos e interpretativos.

Movimentos Expressivos


Os movimentos expressivos compreendem a comunicação através dos movimentos corporais desde as expressões faciais, gestuais até as coreografias mais complexas e especialização em comunicação corporal através de:

  • Associação de movimentos;
  • Combinações de movimentos.
O conteúdo formal da Dança é usado em função da expressão dos enredos e temas coreográficos que os alunos trabalham usando a originalidade, a imaginação, a improvisação, através do processo criativo.

Movimentos interpretativos



Os movimentos interpretativos são planejados a partir de estímulos ambientais (concretos) da natureza em geral ou podem ter origem em conteúdos simbólicos (abstratos).
Nestes níveis de evolução da aprendizagem os movimentos criativos podem ser motivados em associação com outras formas de linguagens artísticas como o desenho, artes plásticas, cênicas e música.

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