A compreensão do domínio psicomotor para professores que
utilizam a Dança/Educação nas escolas de 1º grau é sempre um sólido e forte
referencial para a formulação do planejamento de Dança que são próprias nesse
domínio.
O referencial das sequências e continuidade do
desenvolvimento motor é efetivo auxílio à compreensão dos elementos dos
movimentos a serem utilizados na classificação motora e os estágios da
aprendizagem.
Há muitas classificações do domínio psicomotor disponíveis
para referências na área do desenvolvimento infantil como Simpson, Corbin e
Harrow. Ficamos, entretanto, com Harrow citado por Finchun 1981, por
considerarmos como este os meios e categorias mais coerentes com a análise das
Variáveis Neuro Fisiológicas já abordadas e em relação as sequências do
desenvolvimento motor de Tani 1988. Flinchun, 1981 que mostra uma sequência
hierárquica tendo como ponto de partida o desenvolvimento dos movimentos
fundamentais básicos a partir dos movimentos reflexos até os níveis de
comunicação não verbais (que se aplica especificamente à Dança) através do “Continuum”
da Taxinomia dos objetivos do Domínio Psicomotor de Harrow.
Experiências Motoras Aplicadas à Criança de 2 a 6 anos
Flinchun (1981) refere-se a esta classificação psicomotora
em relação ao movimento voluntário aplicada aos níveis de desenvolvimento
observados em crianças de 2 a 6 anos.
A autora estabelece como elemento fundamental no
desenvolvimento motor as ações reflexas (involuntárias) dos movimentos reflexos
para estruturar os outros níveis: movimentos básicos, movimentos
perceptivos-motor, habilidades físicas, movimentos especializados até o movimento
criativo.
Os níveis de Aprendizagem do quadro 1 do autor nos dará uma
visão mais dimensionada do assunto em tela.
Classificação motora
|
Imitação
|
Manipulação
|
Conceituação
|
Discriminação
|
Naturalidade
|
Movimentos reflexivos
|
|||||
Movimentos fundamentais básicos
|
X
|
X
|
X
|
||
Atividades perceptivas
|
X
|
X
|
X
|
||
Mobilidades físicas
|
X
|
X
|
|||
Movimentos especializados
|
X
|
X
|
X
|
X
|
|
Movimentos não verbais
|
X
|
X
|
X
|
Quadro 2. Níveis de Aprendizagem e Domínio Psicomotor
Flinchum, 1981:42
Nenhum comentário:
Postar um comentário