Mensagem do dia:

Mensagem do dia:
Como me agradar? Basta mandar um convite para churrasco!

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

A Compreensão do Domínio Psicomotor na Dança


A compreensão do domínio psicomotor para professores que utilizam a Dança/Educação nas escolas de 1º grau é sempre um sólido e forte referencial para a formulação do planejamento de Dança que são próprias nesse domínio.

O referencial das sequências e continuidade do desenvolvimento motor é efetivo auxílio à compreensão dos elementos dos movimentos a serem utilizados na classificação motora e os estágios da aprendizagem.

Há muitas classificações do domínio psicomotor disponíveis para referências na área do desenvolvimento infantil como Simpson, Corbin e Harrow. Ficamos, entretanto, com Harrow citado por Finchun 1981, por considerarmos como este os meios e categorias mais coerentes com a análise das Variáveis Neuro Fisiológicas já abordadas e em relação as sequências do desenvolvimento motor de Tani 1988. Flinchun, 1981 que mostra uma sequência hierárquica tendo como ponto de partida o desenvolvimento dos movimentos fundamentais básicos a partir dos movimentos reflexos até os níveis de comunicação não verbais (que se aplica especificamente à Dança) através do “Continuum” da Taxinomia dos objetivos do Domínio Psicomotor de Harrow.

Experiências Motoras Aplicadas à Criança de 2 a 6 anos

Flinchun (1981) refere-se a esta classificação psicomotora em relação ao movimento voluntário aplicada aos níveis de desenvolvimento observados em crianças de 2 a 6 anos.

A autora estabelece como elemento fundamental no desenvolvimento motor as ações reflexas (involuntárias) dos movimentos reflexos para estruturar os outros níveis: movimentos básicos, movimentos perceptivos-motor, habilidades físicas, movimentos especializados até o movimento criativo.

Os níveis de Aprendizagem do quadro 1 do autor nos dará uma visão mais dimensionada do assunto em tela.



Classificação motora
Imitação
Manipulação
Conceituação
Discriminação
Naturalidade
Movimentos reflexivos





Movimentos fundamentais básicos
X
X


X
Atividades perceptivas
X
X


X
Mobilidades físicas



X
X
Movimentos especializados
X

X
X
X
Movimentos não verbais


X
X
X
Quadro 2. Níveis de Aprendizagem e Domínio Psicomotor Flinchum, 1981:42

Nenhum comentário:

Postar um comentário