A descoberta do “eu” interior, de um ser único, individual e
criativo é indispensável ao exercício da Dança enquanto forma de expressão da
comunidade humana. Isto porque o nosso corpo possui a dimensão existencial
(dúvidas, questionamentos, suposições, etc.) que nascem da relação deste com o
mundo exterior.
Como em todo processo de ensino-aprendizagem, também na
dança é fundamental considerar a relação mundo-eu. A partir desta dinâmica
(relação eu-mundo) que emergem as singularidades e particularidades pessoais do
ser. É quando o “eu” interior desabrocha impulsionado pelo “eu” Social = Forma de Relação com o Mundo
exterior. Isto valoriza a consciência de nossa existência cotidiana e faculta o
processo de autoconhecimento – o encontro do “ser consigo mesmo”.
A capacidade energética da relação homem-mundo e canalizada
pelo nosso corpo. Este possui uma capacidade energético-vital que potencializa
todas as relações e todas as proporções universais nas infinidades de
atributos, funções e possibilidades do nosso corpo. Fluxo desta energia é
analisada pelo processo criativo de Dança. Seria uma forma de nossa existência
revelar a presença de nossa dimensão transcendental de forma materializada pela
energia vital.
Em Dança-Educação o Ensino-Aprendizagem, canalizado por um
processo criativo poderá potencializar e canalizar esta energia de forma
positiva para o encontro do ser com ele mesmo, com o mundo e com o universo. É
a revitalização da onipotência do homem através de sua potência cuja base seria
o fluxo de energia vital pelo movimento vivido intensamente, expresso em
comunicação consigo, com o mundo, com o universo. Desta forma, o homem se
insere no universo como também atua como síntese deste universo.
À medida que esta energia vital cresce, uma consciência
corporal torna-se mais presente. Quanto mais presente em mim mesmo eu estiver,
maior poderá ser a minha produção e conceituação de energia vital para o
movimento expressivo da Dança.
A percepção dos espaços interiores (eu-corpo), de
localização do fluxo vital é que eu posso ter uma consciência corporal mais
intensa. A consciência corporal amplamente dimensionada em suas várias
estruturadas me possibilita expressar-me e comunicar-me melhor através da
Dança.
Um programa substancial e equilíbrio em nível de
necessidades e interesses contextuais de respeito às possibilidades
psicogenéticas do educando e a aplicação de estratégias pedagógicas adequadas
polarizará efetivamente o processo educativo através da Dança.
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