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quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Consciência Corporal e Dimensão Existencial


A descoberta do “eu” interior, de um ser único, individual e criativo é indispensável ao exercício da Dança enquanto forma de expressão da comunidade humana. Isto porque o nosso corpo possui a dimensão existencial (dúvidas, questionamentos, suposições, etc.) que nascem da relação deste com o mundo exterior.

Como em todo processo de ensino-aprendizagem, também na dança é fundamental considerar a relação mundo-eu. A partir desta dinâmica (relação eu-mundo) que emergem as singularidades e particularidades pessoais do ser. É quando o “eu” interior desabrocha impulsionado pelo “eu” Social = Forma de Relação com o Mundo exterior. Isto valoriza a consciência de nossa existência cotidiana e faculta o processo de autoconhecimento – o encontro do “ser consigo mesmo”.

A capacidade energética da relação homem-mundo e canalizada pelo nosso corpo. Este possui uma capacidade energético-vital que potencializa todas as relações e todas as proporções universais nas infinidades de atributos, funções e possibilidades do nosso corpo. Fluxo desta energia é analisada pelo processo criativo de Dança. Seria uma forma de nossa existência revelar a presença de nossa dimensão transcendental de forma materializada pela energia vital.

Em Dança-Educação o Ensino-Aprendizagem, canalizado por um processo criativo poderá potencializar e canalizar esta energia de forma positiva para o encontro do ser com ele mesmo, com o mundo e com o universo. É a revitalização da onipotência do homem através de sua potência cuja base seria o fluxo de energia vital pelo movimento vivido intensamente, expresso em comunicação consigo, com o mundo, com o universo. Desta forma, o homem se insere no universo como também atua como síntese deste universo.

À medida que esta energia vital cresce, uma consciência corporal torna-se mais presente. Quanto mais presente em mim mesmo eu estiver, maior poderá ser a minha produção e conceituação de energia vital para o movimento expressivo da Dança.

A percepção dos espaços interiores (eu-corpo), de localização do fluxo vital é que eu posso ter uma consciência corporal mais intensa. A consciência corporal amplamente dimensionada em suas várias estruturadas me possibilita expressar-me e comunicar-me melhor através da Dança.

Um programa substancial e equilíbrio em nível de necessidades e interesses contextuais de respeito às possibilidades psicogenéticas do educando e a aplicação de estratégias pedagógicas adequadas polarizará efetivamente o processo educativo através da Dança.

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