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quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

A Dança/Educação e os estágios do desenvolvimento humano

Introdução

A criança é um ser dinâmico, com múltiplas habilidades físicas e indagações naturais. Ela utiliza as habilidades motoras para expandir seu ser. O movimento é de vital importância para o desenvolvimento da criança. Esta é de tal forma inerente à sua vida, à sua 1ª infância que o movimento está diretamente relacionado ao seu crescimento, desenvolvimento e funções mentais. 

Pesquisadores como Bayley, 1936, mostram a correlação entre o desenvolvimento mental e o desenvolvimento motor. Em 1936 Bayley descobriu que as mudanças rápidas de crescimento e desenvolvimento se processam na 1ª infância e que a coordenação motora grossa se desenvolve mais rapidamente que as funções mentais antes dos dois anos de idade. Flinchum, 1981, confirma por observações durante os anos de experiências com crianças que estas reiteram a perspectiva das concepções de tempo e espaço trabalhados nas habilidades específicas facultam às crianças as soluções de problemas mais rápidas e forma mais efetiva.

Psicólogos, pesquisadores, professores de diversos campos educacionais, particularmente a área da Educação Física tem se voltado para o aperfeiçoamento de programas de atividades motoras na 1ª infância. Teorias e experiências confirmam a necessidade de promover experiências em aprendizagem motora para estimular o desenvolvimento mental da criança. O psicólogo Jersid atesta que durante toda a vida do indivíduo este tem uma visão de si próprio influenciado pela percepção de seu corpo favorecido por peculiaridades de suas habilidades desenvolvidas em atividades físicas. Horaci English citado Flinchum reconhece que capacidades e possibilidades das habilidades físicas e destrezas contribuem para desenvolver o autoconceito provavelmente em suas atitudes para consigo mesma, a partir de experiências bem-sucedidas de movimentos, quando o autoconceito é fortemente estimulado na criança.

As atividades em Dança para esta fase deverão ser estruturadas a partir de estratégias pedagógicas voltadas para o desenvolvimento total da criança. Métodos para o desenvolvimento das habilidades não devem negligenciar a ação voltada para uma participação ativa, descondicionantes de situações formais com vivências integradoras voltadas para as funções imaginativas e sistema de interação efetiva da criança.

O desenvolvimento psicogenético da criança deverá ser respeitado. É ele o leme que deverá direcionar todo o processo ensino aprendizagem. Este aspecto é tão importante que o professor deverá estabelecer escalas de valores para adequar as habilidades e destrezas coerentes com o desenvolvimento motor da criança. A observação da execução dos movimentos e material de testes adequados poderão nortear melhor o trabalho. Estas correlações serão orientações seguras para o educador do nível de maturação fisiológica da criança e dos padrões de comportamento em suas correlações com os níveis e estágios de desenvolvimento e suas necessidades da realidade de seu cotidiano.

Estágios de desenvolvimento

De acordo com os estágios de desenvolvimento intelectual de Piaget a criança aos 2 anos já adquiriu seu controle sensório-motor, e entre 2 e 4 anos de idade é capaz de extrair conceitos de experiências. Salienta a importância das experiências percepto-motoras como facilitadores do desenvolvimento cognitivo bem como do desenvolvimento físico e, dessas experiências como fator inicial de estimulação das necessidades para externar interesses através de movimentos significativos.

A dimensão pela qual a criança desenvolve-se nestas áreas depende do tipo de programa oferecido e da qualidade do profissional envolvido.

Proença, 1989 em Criança e Atividade Física publicada na Revista Brasileira de Ciência e Movimento 3 (2) formula esquemas onde estabelece estas dimensões que se ajustam de forma coerente com as nossas propostas.

Na figura 1 aborda Esquema Geral para desenvolver atividades motoras; no esquema n°2 estabelece a dimensão do desenvolvimento, as generalizações e suas necessidades e habilidades; no esquema n°3 formula a noção de espaço, tempo, objetos e relações e suas subdivisões.

 Esquema n°1



Esquema N°2






Esquema n°3




Estes estágios poderão também nortear o arte-educador na seleção de atividades de Dança e as condições favoráveis de aprendizagem. Outro fator importante a ser observado é o de proporcionar reais condições para a aprendizagem. Com as ações em variação, o inter-relacionamento entre estas, favorecerá o vocabulário formal, os esquemas motores e sua internalização pelas crianças. Na 1ª fase dos trabalhos as atividades deverão ser generalizadas devido as seguintes diferenciações/fatores:

  • Grupamento ser heterogêneos;
  • Relações diferentes aos estímulos gerando velocidades diferentes de aprendizagem;
  • Respostas diferentes às situações reais, necessidades e interesses estabelecidos;
  •  Maturação diversificada em relação aos níveis de componente membros superiores e inferiores;
  • Fatores internos influenciado a motivação.

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