Introdução
A criança é um ser dinâmico, com múltiplas habilidades
físicas e indagações naturais. Ela utiliza as habilidades motoras para expandir
seu ser. O movimento é de vital importância para o desenvolvimento da criança. Esta
é de tal forma inerente à sua vida, à sua 1ª infância que o movimento está
diretamente relacionado ao seu crescimento, desenvolvimento e funções mentais.
Pesquisadores
como Bayley, 1936, mostram a correlação entre o desenvolvimento mental e o
desenvolvimento motor. Em 1936 Bayley descobriu que as mudanças rápidas de
crescimento e desenvolvimento se processam na 1ª infância e que a coordenação motora
grossa se desenvolve mais rapidamente que as funções mentais antes dos dois
anos de idade. Flinchum, 1981, confirma por observações durante os anos de experiências
com crianças que estas reiteram a perspectiva das concepções de tempo e espaço
trabalhados nas habilidades específicas facultam às crianças as soluções de
problemas mais rápidas e forma mais efetiva.
Psicólogos, pesquisadores, professores de diversos campos
educacionais, particularmente a área da Educação Física tem se voltado para o
aperfeiçoamento de programas de atividades motoras na 1ª infância. Teorias e experiências
confirmam a necessidade de promover experiências em aprendizagem motora para
estimular o desenvolvimento mental da criança. O psicólogo Jersid atesta que
durante toda a vida do indivíduo este tem uma visão de si próprio influenciado
pela percepção de seu corpo favorecido por peculiaridades de suas habilidades
desenvolvidas em atividades físicas. Horaci English citado Flinchum reconhece
que capacidades e possibilidades das habilidades físicas e destrezas contribuem
para desenvolver o autoconceito provavelmente em suas atitudes para consigo
mesma, a partir de experiências bem-sucedidas de movimentos, quando o
autoconceito é fortemente estimulado na criança.
As atividades em Dança para esta fase deverão ser
estruturadas a partir de estratégias pedagógicas voltadas para o
desenvolvimento total da criança. Métodos para o desenvolvimento das
habilidades não devem negligenciar a ação voltada para uma participação ativa,
descondicionantes de situações formais com vivências integradoras voltadas para
as funções imaginativas e sistema de interação efetiva da criança.
O desenvolvimento psicogenético da criança deverá ser
respeitado. É ele o leme que deverá direcionar todo o processo ensino
aprendizagem. Este aspecto é tão importante que o professor deverá estabelecer
escalas de valores para adequar as habilidades e destrezas coerentes com o
desenvolvimento motor da criança. A observação da execução dos movimentos e
material de testes adequados poderão nortear melhor o trabalho. Estas correlações
serão orientações seguras para o educador do nível de maturação fisiológica da
criança e dos padrões de comportamento em suas correlações com os níveis e
estágios de desenvolvimento e suas necessidades da realidade de seu cotidiano.
Estágios de desenvolvimento
De acordo com os estágios de desenvolvimento intelectual de
Piaget a criança aos 2 anos já adquiriu seu controle sensório-motor, e entre 2
e 4 anos de idade é capaz de extrair conceitos de experiências. Salienta a
importância das experiências percepto-motoras como facilitadores do
desenvolvimento cognitivo bem como do desenvolvimento físico e, dessas
experiências como fator inicial de estimulação das necessidades para externar
interesses através de movimentos significativos.
A dimensão pela qual a criança desenvolve-se nestas áreas
depende do tipo de programa oferecido e da qualidade do profissional envolvido.
Proença, 1989 em Criança e Atividade Física publicada na
Revista Brasileira de Ciência e Movimento 3 (2) formula esquemas onde
estabelece estas dimensões que se ajustam de forma coerente com as nossas
propostas.
Na figura 1 aborda Esquema Geral para desenvolver atividades
motoras; no esquema n°2 estabelece a dimensão do desenvolvimento, as
generalizações e suas necessidades e habilidades; no esquema n°3 formula a
noção de espaço, tempo, objetos e relações e suas subdivisões.
Esquema N°2
Esquema n°3
Estes estágios poderão também nortear o arte-educador na
seleção de atividades de Dança e as condições favoráveis de aprendizagem. Outro
fator importante a ser observado é o de proporcionar reais condições para a
aprendizagem. Com as ações em variação, o inter-relacionamento entre estas,
favorecerá o vocabulário formal, os esquemas motores e sua internalização
pelas crianças. Na 1ª fase dos trabalhos as atividades deverão ser
generalizadas devido as seguintes diferenciações/fatores:
- Grupamento ser heterogêneos;
- Relações diferentes aos estímulos gerando velocidades diferentes de aprendizagem;
- Respostas diferentes às situações reais, necessidades e interesses estabelecidos;
- Maturação diversificada em relação aos níveis de componente membros superiores e inferiores;
- Fatores internos influenciado a motivação.
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