Mensagem do dia:

Mensagem do dia:
Como me agradar? Basta mandar um convite para churrasco!

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Recursos e procedimentos didáticos da Dança na Universidade


Aulas expositivas – teóricas

Aulas práticas

Técnicas e recursos pedagógicos

Individuais

                Leitura e análise crítica de textos
                Relatórios das atividades
                Fichamentos de textos, livros, atividades
                Observação, participação e análise das atividades
                Entrevistas – seleção e execução
                Projetos – planejamento, organização, programação e operacionalização.

Pequenos grupos

                Excursões
                Seminários
                Mesas redondas
                G.V.G.O, etc.

Grandes grupos

                Painéis
                Conferências

Estratégias de Ensino


Situações problemas e Soluções Problemas

O processo ensino-aprendizagem será centrado no aluno voltado para uma aprendizagem dotada de significação na solução dos seus próprios problemas; serão oportunizadas a liberdade e a criatividade na busca de maior autonomia e auto-realização.

Metodologia

A motivação caracteriza esta etapa e será aporte para a etapa dinâmica.

A motivação possibilitará o perceber, sentir, agir e reagir do educando em seu processo educacional e objetiva, portanto, que o mesmo se torne cada vez mais responsável pelo seu próprio processo.

Etapas Dinâmicas

As etapas dinâmicas se caracterizam pela interpretação, motivação, mobilização, participação, coordenação e integração.

Interpretação

Conhecer e interpretar os objetivos do curso de Dança com os da Educação Física e confrontá-los com os seus para que possa haver uma aprendizagem significativa.

Motivação

Combinando os exercícios do curso e confrontando-os com os seus, o aluno poderá propor sugestões e modificações de acordo com suas necessidades e interesses.

Participação

Conhecendo a estratégia do curso o aluno passará contribuir espontânea e livremente; participará de forma ativa dissolvendo dúvidas, sugerindo, somando sugestões, planejando e favorecendo as trocas de experiências, enfim, enriquecendo todo o grupo.

Coordenação

Coordenar atividades teóricas e práticas (dinâmicas de grupo).

Integração

A liberdade e abertura à troca de experiências favorece a maior integração entre educandos (futuros profissionais) e educador (es) na perspectiva de soluções para os problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário