Aulas expositivas – teóricas
Aulas práticas
Técnicas e recursos pedagógicos
Individuais
Leitura
e análise crítica de textos
Relatórios das atividades
Fichamentos de textos, livros, atividades
Observação, participação e análise das atividades
Entrevistas – seleção e execução
Projetos – planejamento, organização, programação e operacionalização.
Relatórios das atividades
Fichamentos de textos, livros, atividades
Observação, participação e análise das atividades
Entrevistas – seleção e execução
Projetos – planejamento, organização, programação e operacionalização.
Pequenos grupos
Excursões
Seminários
Mesas redondas
G.V.G.O, etc.
Seminários
Mesas redondas
G.V.G.O, etc.
Grandes grupos
Painéis
Conferências
Conferências
Estratégias de Ensino
Situações problemas e Soluções Problemas
O processo ensino-aprendizagem será centrado no aluno
voltado para uma aprendizagem dotada de significação na solução
dos seus próprios problemas; serão oportunizadas a liberdade e a criatividade
na busca de maior autonomia e auto-realização.
Metodologia
A motivação caracteriza esta etapa e será aporte para a
etapa dinâmica.
A motivação possibilitará o perceber, sentir, agir e reagir
do educando em seu processo educacional e objetiva, portanto, que o mesmo se
torne cada vez mais responsável pelo seu próprio processo.
Etapas Dinâmicas
As etapas dinâmicas se caracterizam pela interpretação,
motivação, mobilização, participação, coordenação e integração.
Interpretação
Conhecer e interpretar os objetivos do curso de Dança com os
da Educação Física e confrontá-los com os seus para que possa haver uma
aprendizagem significativa.
Motivação
Combinando os exercícios do curso e confrontando-os com os
seus, o aluno poderá propor sugestões e modificações de acordo com suas
necessidades e interesses.
Participação
Conhecendo a estratégia do curso o aluno passará contribuir
espontânea e livremente; participará de forma ativa dissolvendo dúvidas,
sugerindo, somando sugestões, planejando e favorecendo as trocas de
experiências, enfim, enriquecendo todo o grupo.
Coordenação
Coordenar atividades teóricas e práticas (dinâmicas de
grupo).
Integração
A liberdade e abertura à troca de experiências favorece a
maior integração entre educandos (futuros profissionais) e educador (es) na
perspectiva de soluções para os problemas.
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