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domingo, 9 de dezembro de 2018

Dança/educação na universidade

Ementa

História da Arte, História da Dança – análise da evolução histórica, compreensão do seu significado no processo inter e multidisciplinar.

A Dança em relação a outras áreas do conhecimento.

A linguagem da Dança em diferentes estilos, escolas, técnicas, características e seu valor sociocultural, político-ideológico, como veículo de comunicação.

A estrutura e funções do corpo humano e sua aplicabilidade prática nos fundamentos da técnica da Dança e Coreografia.

Análise, apreciação e seleção de acompanhamentos musicais e sua adequação aos temas, enredos e conceituação do processo coreográfico.

Sistematização e nomenclatura do movimento em diferentes técnicas e estilos.

O corpo, o espaço, o tempo, movimento-análise, reflexão e ação psicopedagógica de diferentes níveis e faixas etárias.

Sistema Universal da Dança e sua operacionalização em Dança/Educação.

Metodologia e didática do ensino da Dança em diferentes meios e graus de ensino – aprendizagem no processo educativo.

Objetivos gerais

Compreender a necessidade de dominar conhecimentos de História da Arte e sua influência histórica nos caminhos da Dança como comprometimento sociopolítico do professor.

Desenvolver a capacidade de pensar, refletir, analisar, sentir, agir e reagir artisticamente percebendo o corpo e os princípios gerais do movimento como Arte e como Educação.

Valorizar a integração da Dança com outras áreas de conhecimento para promoção do trabalho “inter” e “multi” disciplinar.

Estabelecer a relação entre a história da Dança e o Ensino da Dança e seu significado na Educação.

Despertar a consciência da dimensão Sociopolítica da Evolução Histórica e o Ensino da Dança em relação às suas implicações Educacionais e Sociais.

Analisar, criticar e questionar a função sociocultural do professor de Dança em relação às solicitações e exigências do mercado de trabalho.

Reconhecer a necessidade do conhecimento científico para sistematização e aplicação prática do movimento corporal.

Conhecer as estruturas e funções do corpo humano e estabelecer relação entre os princípios de técnica e de coreografia.

Dominar fundamentos de elaboração, combinações e progressões artísticas e didáticas de movimentos associando os princípios das estruturas e funções do corpo humano.

Dominar fundamentos de execução dos movimentos do corpo em técnica de níveis e progressões graduais desenvolvidas com sensibilidade.

Perceber a Dança com o papel social de renovação da cultura, da arte e da sociedade pela transmissão e aplicação prática no ensino-aprendizagem da Dança.

Dominar conhecimento de nomenclaturas, bases de sustentação, posições, locomoções e deslocamentos (famílias) da Dança e adaptá-los adequadamente de forma criativa às diferentes improvisações, temas e enredos.

Dominar fundamentos de elaboração e combinações e progressões artísticas e didáticas de movimentos em acompanhamentos relacionados a temas e a fundamentos de música.

Dominar fundamentos de composição coreográfica relacionadas a fundamentos musicais e acompanhamentos selecionados em coerência com os conteúdos temáticos e com a instrumentação.

Objetivos específicos

Formativos

O aluno deverá ser capaz de:

Perceber o corpo como linguagem, veículo de manifestações, expressão e comunicação;

Reconhecer a importância dos conhecimentos de História da Arte e História da Dança como capazes de gerar comprometimento sociocultural na e pela educação do movimento estético – a Dança;

Identificar nas relações de causa-efeito do processo criativo as possibilidades de ação “inter” e “multi” disciplinar como elementos facilitador das relações “entre e inter” pessoais;

Reconhecer a importância da Dança/Educação como elementos facilitador da emancipação, liberdade e autonomia do ser em relação a sua vida pessoal e profissional;

Ampliar a capacidade de perceber o corpo com novas possibilidades de expressão a partir da análise, experiências e improvisações;

Demonstrar sentimentos positivos em relação a si mesmo com educando, futuro educador e artista na execução prática da Dança, sem distinção de idade, sexo, somatotipo e condições socioeconômicas.

Reconhecer a Análise Histórica como processo de entendimento para o ensino da Arte e Dança, em relação ao processo educacional e o comprometimento social de emancipação, transformação e renovação do ser.

Informativos

Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de:

Compreender e dominar conhecimentos de estruturas e funções do corpo humano e executá-los na prática;

Conhecer e relacionar as possibilidades mecânicas do corpo às raízes e componentes sociológicos dos seus elementos às estruturas socioculturais do contexto;

Identificar princípios básicos das formas e funções corporais (linhas e segmentos do corpo, situações do corpo no espaço temporal) em relação as bases de sustentação e posições;

Conhecer nomenclatura específica de posições, passos e sequencias de movimentos em diferentes técnicas, escolas, estilos e caráter de Dança;

Conhecer e dominar em técnicas corporais as diversidades dos sons, ritmos, palavra (ou silêncio) usados na execução de características coreográficas da Dança;

Identificar as estruturas psicomotores em relação às percepções espaço-temporais, conhecimento do esquema e da consciência corporal e aplica-los à Dança;

Dominar os princípios de técnicas e coreografia, suas diversificações, níveis e progressões e aplica-los ao ensino-aprendizagem de diferentes níveis de evolução, progressões e faixas etárias do educando;

Realizar estudos, análises, reflexões e elaborações de jogos rítmicos de movimentos, improvisação e composição de movimentos através de atividades lúdicas;

Dominar fundamentos de elaboração, combinações e progressões didáticas e artísticas de movimentos e associá-los aos diferentes temas coreográficos e acompanhamentos, fundamentos musicais e indumentária adequada;

Reconhecer a análise histórica como processo de entendimento para o ensino da Arte e Dança em relação ao processo educacional e o comprometimento social de emancipação e transformação do ser;

Reconhecer no processo criativo o meio de desenvolver a sensibilidade, imaginação, improvisação e criação do movimento estético e a comunicação e expressão das emoções, ideias e concepções e valores através da Dança/Educação;

Dominar conhecimentos técnicos de cenografia e iluminação, sonoplastia e vestuários, adereços e maquiagem;

Identificar, manusear e selecionar instrumentos de percussão;

Selecionar e aplicar acompanhamentos musicais adequados aos temas e composições coreográficas;

Reconhecer o “Sistema de Dança Universal” como perspectivas filosóficas, de estruturação, estratégia de métodos e técnicas para a Dança/Educação nas escolas de 1° e 2° graus;

Definir objetivos, elaborar conteúdos, relacionar estratégias e métodos de ensino, adaptá-los as diversas faixas etárias e níveis de desenvolvimento técnico e evolutivo dos educandos;

Elaborar, organizar e operacionalizar temais gerais e específicos aplicados e Espetáculos Didáticos.

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