A atividade física na Idade Média e Renascimento
No auge do Império Romano, a educação física havia perdido
seu caráter atlético e estava limitada a festas e espetáculos. Tal
acontecimento se deu devido ao declínio que o Império Romano estava começando a
sofrer.
Com as invasões barbaras, a decadência dos costumes e o
crescimento do cristianismo, O império Romano ruiu por completo. A religião
cristã passou a ser dominante, e condenava a prática da ginastica, pois
fortalecia o corpo, que era considerado pecaminoso em vista da alma.
A Igreja também
condenava as atividades físicas devidos aos espetáculos romanos, que eram
considerados perversos, com derramamento de sangue e ocorrência de apostas
entre a plateia. Com ascensão do cristianismo, aos poucos as atividades foram
suprimidas até que as Olimpíadas foram banidas por completo.
Com a queda do Império Romano, inicia-se o período medieval.
Sua maior característica é o domínio da Igreja Católica na Europa. A atividade
motora foi condenada, mas permaneceu ativa em ambientes particulares, como a
cavalaria por exemplo.
Aos poucos, a igreja Católica tomou para si a cavalaria, que
usada nas Cruzadas, por exemplo. Com isso, a cavalaria foi se torando popular e
começaram a surgir os torneios, realizados nos castelos dos senhores feudais.
Dentre as atividades realizadas, podemos citar a Quintana ou giostra, na qual
um cavaleiro tentava acertar um alvo, e a corrido do arco, corrida de cavalo na
tentativa de passar uma lança dentro de um arco. Em 1139, a Igreja condena os
torneios pelas mortes que causavam. Com a invenção da pólvora, a cavalaria
declina totalmente.
Dentre as principais atividades físicas da Idade Média,
citamos tiro ao alvo, lançamento de bolas, lutas, esgrima, caça, etc. Com o
surgimento da burguesia, apareceram as primeiras escolas, que lecionavam
educação e ensinamentos profissionais.
No século XI apareceram as primeiras Universidades, que
difundiram os jogos e manifestações para preparar seus jovens.
O último período da Idade Média é caracterizado pelo
surgimento do Renascimento. O Renascimento inicia-se no século XI e traz
consigo o Humanismo, uma nova forma de conceber o homem. O humanismo surge na
Itália, em 1401.
O Renascimento e seu Humanismo trouxeram consigo o aumento
das escolas e Universidades.
Também houve uma revalorização do corpo, com a
utilização das atividades físicas para a formação da moral e personalidade do
homem.
Entre os principais nomes do Humanismo, citamos Vergerio
Pier Paolo (1370-1444), considerado o primeiro humanista; Vitorino de Feltre
(1378-1446), criador da educação física; e Vegio Maffeo (1407-1458), que
ressaltou a importância do exercício para a psique. Outros nomes também merecem
destaque, como Michel de Montaigne (1533-1592), que revalorizou o corpo a
atribuiu grande responsabilidade a educação física.
O humanismo e o Renascimento, porém, alavancaram a atividade
física apenas nas classes mais dominantes, excluindo as classes mais pobres.
Este e outros fatores levaram a criação de uma reforma protestante, que
questionava os valores da Igreja Católica.
Martinho Lutero (1483-1546) foi o promotor da Reforma. Do
ponto de vista educacional, sua principal preocupação foi com a inexistência de
escolas para pessoas de menos condições.
A igreja Católica instaurou um movimento de Contrarreforma,
que tinha como objetivo impedir o avanço do protestantismo. Foi realizada de
duas maneiras, com a inquisição, repressora e negativa, e a educação, um ponto
positivo.
No século XVI, o pensamento cientifico foi o responsável por
proporcionar uma recuperação dos valores da atividade física. Agora, o homem
não se preocupava mais com o pensamento religioso como objetivo principal na
vida, e a educação física ganhou notoriedade ao permitir a proporção de saúde.
No renascimento, a educação física foi mais praticada de
forma higienista do que terapêutica, e teve grande apoio da medicina. Girolamo
Mercuriali foi inclusive o primeiro a escrever um tratado-médico da ginastica,
intitulado De Arte Gymnastica.
Apesar de tamanho avanço, o Renascimento foi mais teórico
que prático. Conceitos de educação física como preparação para a vida e também
para atividades militares se consolidaram, com pouca prática realmente.
Os países europeus tinham maneiras diferentes de lidar com a
prática física entre eles. Os exercícios de maior destaque foram a paume, que
deu origem ao tênis; a crosse, que era jogada com um bastão curvo e que
consistia em acertar um alvo, deu origem ao golfe. O Mais conhecido foi o
calcio italiano, que se propagou pela Europa e na Grã-Bretanha deu origem ao
futebol.
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