Mensagem do dia:

Mensagem do dia:
Como me agradar? Basta mandar um convite para churrasco!

terça-feira, 11 de agosto de 2015

A história da educação física - parte I

A atividade física na Idade Média e Renascimento

No auge do Império Romano, a educação física havia perdido seu caráter atlético e estava limitada a festas e espetáculos. Tal acontecimento se deu devido ao declínio que o Império Romano estava começando a sofrer.

Com as invasões barbaras, a decadência dos costumes e o crescimento do cristianismo, O império Romano ruiu por completo. A religião cristã passou a ser dominante, e condenava a prática da ginastica, pois fortalecia o corpo, que era considerado pecaminoso em vista da alma.

 A Igreja também condenava as atividades físicas devidos aos espetáculos romanos, que eram considerados perversos, com derramamento de sangue e ocorrência de apostas entre a plateia. Com ascensão do cristianismo, aos poucos as atividades foram suprimidas até que as Olimpíadas foram banidas por completo.

Com a queda do Império Romano, inicia-se o período medieval. Sua maior característica é o domínio da Igreja Católica na Europa. A atividade motora foi condenada, mas permaneceu ativa em ambientes particulares, como a cavalaria por exemplo.

Aos poucos, a igreja Católica tomou para si a cavalaria, que usada nas Cruzadas, por exemplo. Com isso, a cavalaria foi se torando popular e começaram a surgir os torneios, realizados nos castelos dos senhores feudais. Dentre as atividades realizadas, podemos citar a Quintana ou giostra, na qual um cavaleiro tentava acertar um alvo, e a corrido do arco, corrida de cavalo na tentativa de passar uma lança dentro de um arco. Em 1139, a Igreja condena os torneios pelas mortes que causavam. Com a invenção da pólvora, a cavalaria declina totalmente.

Dentre as principais atividades físicas da Idade Média, citamos tiro ao alvo, lançamento de bolas, lutas, esgrima, caça, etc. Com o surgimento da burguesia, apareceram as primeiras escolas, que lecionavam educação e ensinamentos profissionais.

No século XI apareceram as primeiras Universidades, que difundiram os jogos e manifestações para preparar seus jovens.

O último período da Idade Média é caracterizado pelo surgimento do Renascimento. O Renascimento inicia-se no século XI e traz consigo o Humanismo, uma nova forma de conceber o homem. O humanismo surge na Itália, em 1401.

O Renascimento e seu Humanismo trouxeram consigo o aumento das escolas e Universidades. 
Também houve uma revalorização do corpo, com a utilização das atividades físicas para a formação da moral e personalidade do homem.

Entre os principais nomes do Humanismo, citamos Vergerio Pier Paolo (1370-1444), considerado o primeiro humanista; Vitorino de Feltre (1378-1446), criador da educação física; e Vegio Maffeo (1407-1458), que ressaltou a importância do exercício para a psique. Outros nomes também merecem destaque, como Michel de Montaigne (1533-1592), que revalorizou o corpo a atribuiu grande responsabilidade a educação física.

O humanismo e o Renascimento, porém, alavancaram a atividade física apenas nas classes mais dominantes, excluindo as classes mais pobres. Este e outros fatores levaram a criação de uma reforma protestante, que questionava os valores da Igreja Católica.

Martinho Lutero (1483-1546) foi o promotor da Reforma. Do ponto de vista educacional, sua principal preocupação foi com a inexistência de escolas para pessoas de menos condições.

A igreja Católica instaurou um movimento de Contrarreforma, que tinha como objetivo impedir o avanço do protestantismo. Foi realizada de duas maneiras, com a inquisição, repressora e negativa, e a educação, um ponto positivo.

No século XVI, o pensamento cientifico foi o responsável por proporcionar uma recuperação dos valores da atividade física. Agora, o homem não se preocupava mais com o pensamento religioso como objetivo principal na vida, e a educação física ganhou notoriedade ao permitir a proporção de saúde.

No renascimento, a educação física foi mais praticada de forma higienista do que terapêutica, e teve grande apoio da medicina. Girolamo Mercuriali foi inclusive o primeiro a escrever um tratado-médico da ginastica, intitulado De Arte Gymnastica.

Apesar de tamanho avanço, o Renascimento foi mais teórico que prático. Conceitos de educação física como preparação para a vida e também para atividades militares se consolidaram, com pouca prática realmente.


Os países europeus tinham maneiras diferentes de lidar com a prática física entre eles. Os exercícios de maior destaque foram a paume, que deu origem ao tênis; a crosse, que era jogada com um bastão curvo e que consistia em acertar um alvo, deu origem ao golfe. O Mais conhecido foi o calcio italiano, que se propagou pela Europa e na Grã-Bretanha deu origem ao futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário