A atividade física no século da luzes
A aplicação racional da educação física foi maior nos
séculos XVI, XVII e XVIII, com destaque para alguns teóricos:
·
Francis Bacon (1561-1626): afirmou que a
atividade física era capaz de corrigir qualquer tendência do homem para o mau.
Dizia ainda que a educação física era capaz de melhorar a saúde e até curar
algumas doenças.
·
Giovanni Comenio (1592-1670): sacerdote autor de
Escola Materna, no qual pregava a necessidade de iniciar a educação nos
primeiros anos de vida. Ressaltou a importância da atividade física na
compostura hormonal, indicando ainda que devia haver um horário para educação
física na escolástica.
·
John Locke (1632-1704): representante do
empirismo que acreditava na relação entre educação física e psíquica. Locke acreditava
que a educação física era uma atividade recreativa que ajudava no
desenvolvimento mental.
·
Claude Fleury (1640-1723): foi tutor de muitos
príncipes. Afirmava a importância do cuidado corpóreo no processo educativo.
Entre tais cuidados ele citava a pratica de exercícios físicos, recomendando
corridas, natação, esgrima, etc.
·
François Fenelon (1651-1715): foi arcebispo e
preceptor. Ocupou-se da educação da mulher e da criança, afirmando que a
educação domestica deveria prevalecer sobre a educação convencional.
O século das luzes
Os países europeus desenvolveram-se no século XVIII, como
prova a exploração colonial, a realização de novos empreendimentos, etc. Esse
período ficou marcado pela ascensão da burguesia na França e Inglaterra e do
absolutismo iluminado na Áustria e Rússia.
Todas essas mudanças político-econômicas promoveram um clima
de animação filosófica e cientifica, que resultara no Iluminismo. O iluminismo
é uma filosofia que crê na possibilidade de melhora do homem e na busca da
verdade pelo exercício racional.
O iluminismo surgiu primeiramente na Inglaterra e desenvolveu-se
rapidamente na França, onde havia mais condições adequadas. Os mais ilustres
iluministas são franceses, como Voltaire, Rousseau e Montesquieu.
O iluminismo se opõe fortemente a educação eclesiástica e
está mais voltado em promover a personalidade do educando. Eles submeteram a
crítica e revisão todas as institucionais tradicionais daquela época, como o
feudalismo, absolutismo, etc.
Os iluministas afirmavam que nada no homem se encontra desde
o nascimento e seus estudos são importantes pois fixam a vida em bases
puramente humanas e racionais. A seguir veremos os principais filósofos do
Iluminismo:
·
Jean-Jacques Rousseau (1712-1778): importante
figura do iluminismo, dividiu a educação em quatro estágios, sendo o primeiro
de 1 a 5 anos, voltado para fortificação do corpo; o segundo de cinco a 12
anos, voltado estudo do mundo físico, o terceiro de 12 a 15 anos e voltado para
a educação intelectual. O último estágio é de 15 a 20 anos, com foco na
educação moral e religiosa.
·
Denis Diderot (1713-1789): contribui para a
educação física e afirmou que era necessário a educação gratuita para todos sob
responsabilidade do Estado.
·
Gaetano Filangieri (1752-1788): também adepto da
educação para todos sob tutela do estado. Dizia ainda que todo exercício capaz
de fortificar o corpo deveria ser prescrito sob forma de lei.
O Filantropismo
·
Johann Bernhard Basedow (1723-1790): pedagogo
alemão responsável pela divulgação da importância da educação em seu país.
Fundou uma escola na Dinamarca com largo espaço para a educação física, pregada
de forma mais formativa que utilitarista.
O Filantropismo foi uma corrente de pensamento da escola de
Basedow. Baseado no Iluminismo e nas ideias de Rousseau, ela coloca a razão
como guia da conduta da sociedade.
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