Mensagem do dia:

Mensagem do dia:
Como me agradar? Basta mandar um convite para churrasco!

domingo, 16 de agosto de 2015

O sistema urinário

Uma volta às postagens da área de anatomia. Mais uma vez quero agradecer ao pessoal do site auladeanatomia.com por fornecer tão importante material para pesquisa.
O conteúdo abaixo foi feito por mim através de pesquisas para provas, quaisquer equívocos pelo avisar, seja pelos comentários ou pelo e-mail.



Sistema urinário

O sistema urinário é composto pelos órgãos responsáveis por produzir a urina e armazená-la até a oportunidade de ser excretada – são os órgãos uropoéticos. Entre os órgãos excretados na urina citamos principalmente, ureia, sódio, potássio, bicarbonato, etc.

O sistema urinário tem duas divisões: secretores, que produzem a urina, e excretores, que se encarregam de eliminar a urina.

Os órgãos componentes do sistema urinário são: 2 rins que produzem a urina, 2 ureteres que transportam a urina para a bexiga, 1 bexiga que armazena a urina e 1 uretra que leva a urina para ser expelida.

Com exceção dos rins, as estruturas restantes do sistema urinário não modificam a urina, apenas tem a função de transporte e armazenamento.

Rim


Presente em dupla no nosso organismo, possui e forma de um feijão e estão localizados logo acima da cintura.

Os rins são órgãos retro peritoneais, pois situam-se atrás do peritônio. Estendem-se da 11ª costela até a terceira vértebra lombar.

Os rins são circundados por uma massa de gordura. Tem cerca de 11,25cm de comprimento, sendo que o esquerdo é um pouco maior e mais estreito que o direito. O rim do homem é um pouco maior que o da mulher. E o rim direito de ambos está um pouco acima do direito, devido ao lobo grande do fígado.

Cada rim possui uma concavidade chamada de hilo renal. Nesse hilo renal entra a artéria renal e saem a veia renal e a pelve renal, que desemboca no ureter.

O seio renal é ocupado pela pelve renal, cálice, nervos, vasos sanguíneos e vasos linfáticos.

Além do rim ser em dupla, cada um possui duas bordas, duas faces e duas extremidades.

As faces são nomeadas em anterior e posterior, as bordas são a medial (côncava) e a lateral, e a extremidades são a superior e a inferior. Nas extremidades superiores estão as glândulas suprarrenais.

Internamente, o rim possui duas regiões distintas. Uma lisa e vermelha, chamada de córtex renal, e outra marrom-avermelhada, chamada de medula renal. A medula renal contém as pirâmides renais, que variam de 8 a 18 no total.

Juntamente com as pirâmides renais, o córtex renal constitui a parte funcional do rim, a chamada parênquima do rim. Nesse parênquima, estão contidos os néfrons, estruturas microscópicas no total de quase um milhão que são responsáveis pela constituição da urina.

A urina é produzida nos néfrons e segue para os ductos a que estão ligados. Dos ductos, a urina é drenada para uma papila renal e então levada para o cálice renal. Os rins possuem de 8 a 18 cálices renais menores e 2 ou 3 cálices renais maiores. O primeiro a receber a urina são os cálices menores, que em seguida conduzem aos cálices maiores. Dos cálices maiores a urina segue para os ureteres e em seguida para a bexiga.

Os néfrons são as unidades morfofuncionais dos rins, responsáveis por produzir a urina. Como já foi dito, cada rim possui cerca de um milhão de néfrons. A forma do rim é totalmente adequada para a produção de urina.

Cada néfron é também dividido em duas partes, o corpúsculo renal e o túbulo renal.

O corpúsculo renal é uma estrutura arredondada com uma parte externa chamada capsula glomerular e uma parte interna chamada glomérulo. O glomérulo é uma rede de capilares sanguíneos enrolados dentro da capsula glomerular.

O túbulo renal de quatro subdivisões: o túbulo contorcido proximal, o túbulo contorcido distal, o túbulo coletor e a alça de Henle.

A função dos rins não é apenas produzir urina e limpar o sangue. Eles também têm outras funções essenciais, como regular a composição iônica e a osmose sanguínea, manter a pressão e volume do sangue em níveis corretos, corrigir o pH e o nível sanguíneos, liberar hormônios e excretar substancias e resíduos.

Glândulas suprarrenais


As glândulas suprarrenais se localizam acima dos rins e possuem duas partes, a cortical e a medular. Sua função e estrutura foram estudadas no sistema hormonal.

Apenas para recordação, é importante citar que a medula suprarrenal secreta os hormônios não tão importantes quanto os do córtex. Assim, a remoção do córtex é fatal. Os hormônios produzidos pela medula são a epinefrina e a norepinefrina, enquanto que o córtex secreta os hormônios esteroides.

Ureter


São dois tubos que transportam urina dos rins para a bexiga. Sua espessura é pequena, com apenas 6 mm de diâmetro e 25 ou 30cm de comprimento. Inicia-se na pelve renal, no interior do rim.

O ureter parte da pelve renal e percorre a parte posterior do abdômen, adentra a cavidade pélvica e finaliza no óstio da bexiga. Devido ao seu comprimento, ela se divide na porção abdominal e pélvica.
 
O ureter é capaz de realizar movimentos peristálticos para conduzir a urina. Além do peristaltismo, a urina se movimenta também com a ajuda da gravidade.

Bexiga


A bexiga é um órgão oco, elástico, que serve de reservatório temporário para a urina, até ela ser eliminada. Quando vazia, ela se situa abaixo do peritônio, quando cheia, se eleva para a cavidade abdominal.

Sua posição também varia com o sexo. Nos homens, ela está acima do reto; nas mulheres, situa-se abaixo do útero e a frente da vagina.

A bexiga possui uma estrutura interna em formato triangular chamada de trígono. Os vértices desse triangulo são formadas pelas entradas dos ureteres e pela saída da uretra. Esse trígono é importante porque as infecções costumam ocorrer nessa parte.

Na saída da bexiga estão localizados dois esfíncteres: o interno, que se contrai involuntariamente, e o externo, que se situa no início da uretra e se contrai voluntariamente, permitindo controlar a vontade de urinar.

O volume máximo da bexiga é de 700 a 800ml, sendo menor na mulher pois parte do espaço superior é ocupado pelo útero.

Uretra


A uretra é o tubo responsável por eliminar a urina da bexiga. Possui glândulas secretoras de muco em seu interior e é diferente em cada sexo.

Uretra masculina


A uretra masculina apresenta dupla curvatura quando o pênis está relaxado. É dividida em três porções, com funções diferentes em cada uma: prostática, membranácea e esponjosa. Na sua parte final, possui um ducto ejaculatório.

Uretra feminina



Na mulher, a uretra é um canal membranoso bem mais estreito que no homem. Seu diâmetro é de cerca de 6mm e possui muitas e pequenas glândulas uretrais. Ao contrário do homem, na mulher a uretra dedica-se exclusivamente a função excretora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário