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sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Pedagogia - Jean Piaget

A teoria do Desenvolvimento cognitivo de Piaget

A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget se baseia na ideia que todo ser humano passa por fases de crescimento que mudam conforme a idade e se iniciam no nascimento.

O desenvolvimento se daria através de mudanças das estruturas mentais. Alguma ação ou experiência nova provoca um desequilíbrio nos esquemas mentais, e, para se rearranjar, o cérebro passa por processos de assimilação ou acomodação. Assim se dá a construção do conhecimento.

A construção do conhecimento


O processo de adaptação das ideias no homem é explicado baseando-se na ideia de que existe uma estrutura mental que organiza a assimilação de conceitos entre o homem e o objeto a ser estudado e conhecido.

Essa estrutura mental se modifica com o passar do tempo e a maturação do organismo do indivíduo. Também é modificada pelas experiências com o objeto e com a vivência em sociedade.

Para Piaget, a maneira como se dá o processo de construção do conhecimento é chamada de equilibração. Esse processo é igual para todas as pessoas, mas pode sofrer variações de acordo com a cultura de cada país.

O equilíbrio mental é feito através de fatores variantes ou de fatores invariantes. Estes são representados pela herança genética que recebemos e pode nos predispor à organização e à adaptação; aqueles são representados pelos esquemas cerebrais que são constantemente modificados de acordo com nossa interação com o mundo e com as pessoas.

A organização citada anteriormente refere-se ao desenvolvimento mental da criança que ocorre simultâneo ao desenvolvimento físico. Já a adaptação refere-se as mudanças que a mente faz a partir de experiências novas que alteram as estruturas mentais. Essa adaptação pode acontecer por assimilação ou acomodação, termos já citados anteriormente.

A acomodação consiste em adaptar um conceito já existente em nossa mente para aceitar uma ideia nova. A assimilação consiste em criar um conceito novo para aceitar uma ideia nova que não se encaixa em nenhum conceito já existente.

A adaptação também pode se dar pela união dos conceitos de acomodação e assimilação.

A teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget apresenta quatro estágios que variam conforme a idade. O primeiro deles é o estágio sensório motor, que inicia no nascimento e perdura até os dois anos; o segundo é o pré-operatório que vai até os sete anos; em seguida temos o estágio das operações concretas, este se estende até os 11 anos. Por último temos o estágio das operações formais, correspondendo a adolescência e idade adulta.

O estágio sensório-motor é marcado pelas expressões neurológicas. Nesse estágio, o bebê não é capaz ainda de fazer nenhuma representação ou até mesmo de pensar. Suas experiências são práticas e toda noção de espaço é decorrente daquilo que ele toca ou vê.

A fase pré-operatória é também chamada de fase simbólica. Nela predomina a representação fantasiosa das coisas. A criança é notoriamente egocêntrica e não é capaz de se colocar em outras situações.

No período das operações concretas, a criança já consegue desenvolver algumas noções de tempo, espaço e velocidade. Também já é capaz de efetuar o pensamento reverso, e já concorda que dois copos diferentes podem sim ter a mesma quantidade de água.

O operatório formal começa a partir dos 11 ou 12 anos e perdura durante toda a vida. Nesse estágio, a criança já é capaz de abstrair em grau máximo e resolver diferentes tipos de problemas. Já entende inclusive metáforas.


Para Piaget, o conhecimento deve ser alcançado a partir da criação de situações compatíveis com o nível cognitivo do aluno e que permitam a ele interagir e construir novos esquemas mentais.

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