Enfatizo que para um conhecimento completo sobre a Sociologia, outros sites devem ser consultados
Sua história
Nasceu na cidade de Épinal, França, no dia 15 de abril de
1858. David Émile Durkheim era de uma família judia. Seus pais e avós eram
rabinos. Apesar disso, Durkheim decidiu não seguir a vida religiosa, se
declarando agnóstico posteriormente.
Aos 21 anos começou a estudas na Escola Normal Superior. Assumiu
no ano de 1887 a primeira cadeira de sociologia da França em Bordéus. Em 1902
começou a ensinar sociologia e educação na Sorbonne.
Durkheim é apontado como um dos primeiros grandes teóricos
da Sociologia. Ele foi a pessoa responsável por torna-la uma ciência
desvinculada da Filosofia Social. Publicou diversos livros, entre eles Da
divisão do trabalho social em 1893, Regras do método sociológico em 1895, O
suicídio, 1897, Sociedade e trabalho, 1907, as formas elementares de vida
religiosa, 1912. Em Regras do método sociológico, Durkheim apresenta o conceito
de fato social pela primeira vez.
Durkheim perdeu seu filho na Primeira Guerra Mundial, no ano
de 1916. Morreu em Paris, um ano depois, a 15 de novembro de 1917,
provavelmente por tristeza.
Sociedade
Émile Durkheim acreditava que a sociedade era mais do que a
soma de suas partes. Para ele, os fatos socais tem uma existência própria que
independe das ações individuais e que só poderiam ser compreendidas a partir de
outros fatos sociais.
Ele procurou estabelecer uma ciência com parâmetros
definidos e metodologia de trabalho baseada no empirismo. Elaborou técnicas
próprias de pesquisa e determinou que o fato social era a matéria que deveria
ser estudada.
Assim, estava definido qual era o objeto de estudo da
Sociologia: o fato social. Vejamos agora um pouco mais sobre o objeto de estudo
dos sociólogos.
Fato social
O fato social é definido como o conjunto de modos de agir,
pensar e sentir que são exteriores e exercem poder coercitivo sobre os
indivíduos de uma sociedade. A educação é considerada por Durkheim como a
responsável por adequar o indivíduo a sociedade, pois a partir dela o homem
internaliza as leis e transforma em hábitos.
Durkheim determinava que os fatos sociais seriam os objetos
de estudo da sociologia. E que tais fatos deveriam ser estudados pelos
sociólogos sem a interferência de suas pré-noções ou julgamentos, procurando
estabelecer uma lei universal que regesse sua ocorrência.
Estava assim estabelecida uma metodologia de trabalho do
sociólogo: estudar os fatos sociais sem ser interferido pelos sentimentos, pois
eles nada têm de cientifico e ainda podem atrapalhar o trabalho. Por último,
estabelecer leis universais de ocorrência dos fatos sociais.
Na tentativa de tornar a Sociologia mais próximo ainda das
ciências naturais, ele estabeleceu que os fatos sociais deveriam ser estudados
como coisas, sem a opinião das pessoas, como se eles nem tomassem parte dele. E
ainda, deveria identificar os fatos sociais como aqueles que, além de ser
repetitivos e frequentes, deveriam ser ter características exteriores comuns.
Durkheim ainda estabeleceu outras características do fato
social: além de ser exterior e exercer coerção sobre os indivíduos, o fato
social é coletivo e a pessoa que não se adequar a ele está sujeito a medidas de
sanção ou punição. Os fatos sociais ainda seriam constituídos pela soma das
consciências individuais, influenciando a maneira de agir de cada pessoa.
Resumidamente, as três principais características do fato
social são: coercibilidade, exterioridade e generalidade. Lembramos que se
caráter atemporal também é importante, pois os fatos sociais já existiam antes
do nascimento do indivíduo e continuarão mesmo após a sua morte.
Fato social patológico
O conceito de fato social patológico parte de uma comparação
que Durkheim faz entre a sociedade e o organismo vivo. Os fatos sociais são
como os órgãos desse organismo e os órgãos contaminados por alguma doença são
representado pelos fatos sociais patológicos. O sociólogo seria como um médico
com a função de encontrar a cura para as sociedades.
Uma maneira de determinar se um fato social é normal ou
patológico seria comparando diferentes sociedades. Porém, para Durkheim, nem
todas as sociedades podem ser comparadas entre si. Uma sociedade só pode ser
comparada com outra se ambas estiverem no mesmo estágio de desenvolvimento.
Porém, se escolhermos as sociedades certas para comparar,
podemos determinar que um fato social é considerado normal se ele acontecer em
todas ou na maioria das sociedades comparadas. Se ele acontecer em apenas uma,
ou numa minoria, podemos considerar tal fato social como patológico.
Numa sociedade globalizada como a atual, é difícil encontrar
algum fato social patológico. Isso acontece devido a dinâmica social que é
muito intensa e a troca cultural acontece com grande intensidade.
Um exemplo desse caso é a corrupção. Comparando sociedades
democráticas como a nossa, em quase todas vamos encontrar casos de corrupção.
Apenas algumas exceções ficariam de fora. Nesse caso, poderíamos considerar a
corrupção como um fato social normal e a ausência de corrupção como um fato
social patológico, pois em poucas nações democráticas a corrupção não ocorre.
Assim, o que determina a normalidade de um fato social é a
frequência com que ele ocorre e a generalidade entre as sociedades. E o que
determina a saúde de uma sociedade é a harmonia dela com seus cidadãos e com as
outras sociedades. Quando acontece algum fato que quebra essa harmonia, nos
deparamos com uma sociedade doente e com um fato social patológico.
Instituição social e anomia
Durkheim formou o conceito de instituição sócia como
mecanismos de controle próprio da sociedade. A família, a igreja, a escola,
etc. são exemplos dessas instituições, que agem contra as mudanças e tendem a
manter a sociedade com suas regras tradicionais.
Uma das funções da sociologia era de tentar estabelecer
comparações entre as sociedades, estabelecendo classificações entre elas.
Assim, cria-se um campo nas ciências sociais chamado de morfologia social, que
vai tratar justamente das classificações da sociedade, que iniciam-se mais
simples e evoluem até as formas atuais, com alta divisão de trabalho.
Durkheim definia uma sociedade sem regras claras como
anomia. Para ele, a ausência de regras levaria o homem ao desespero. Por isso
as instituições sociais agiriam para evitar a dissolução das regras vigentes e
evitar que o homem perca sua segurança.
Durkheim ainda definiu o papel do sociólogo como o de
estudar e ajudar o desenvolvimento da sociedade, no sentido em que a ausência
de regras claras provocaria a doença da sociedade, surgindo daí o conceito de
Patologia social. Para ele, o papel do cientista social é de evitar tal
patologia na sociedade.
Solidariedade Social
O fato social tem existência própria e é formado a partir da
soma da consciência social com a consciência coletiva. A consciência coletiva é
nada mais que a soma das consciências sociais de todos os indivíduos de uma
sociedade, com poder de influenciar cada indivíduo separadamente e que perdura
mesmo após a morte dos membros. A linguagem é um exemplo de consciência
coletiva de uma sociedade.
A consciência coletiva é responsável por determinar numa
sociedade o que considerado certo ou errado, agindo como uma espécie de moral.
Assim sendo, a sociedade somente pode se constituir a partir
do consenso entre os indivíduos. O modo como esse consenso existe vai
determinar o grau de complexidade de uma sociedade. Assim sendo, existem dois
tipos de solidariedade, a solidariedade orgânica e a solidariedade mecânica.
A solidariedade mecânica é aquela correspondente as
sociedades mais primitivas. Os indivíduos se integram a partir das semelhanças
entre eles, seja de religião como também grau de instrução.
A solidariedade orgânica é mais características de
sociedades mais complexas, com maior grau de divisão de trabalho. Os indivíduos
nessa solidariedade se unem pelas diferenças, pois é a diferença que vai
garantir que cada ser dependa de outro.
Durkheim teve como objetivo estabelecer uma teoria
investigativa a respeito da sociologia e obteve grande êxito, se considerarmos
a época em que realizou seu trabalho e as dificuldades por ele enfrentadas. Os
estudados por elaborados se tornaram o material de estudo da Sociologia
Contemporânea, tirando de foco as pesquisas do positivismo social de Darwin.
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