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quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Pedagogia: Paulo Freire

Um pequeno resumo de alguns dos principais ensinamentos desse grande mestre. Em breve teremos uma biografia dele.

Nos seus primeiros ensinamentos, Freire apresenta alguns saberes fundamentais para o processo formativo educacional, a seguir:

  •   A reflexão crítica sobre a prática educadora é fundamental para seu desempenho correto.


  •   O educando deve ter consciência de que o ensino consiste em possibilitar meios para a produção autônoma do saber, e não significa simplesmente transferência de conteúdo. (Importantíssimo)


  •   É necessário fornecer condições para que o aluno aprenda criticamente.


  •   Deve-se aproveitar o ensino prévio dos alunos, levando-os estes a questionarem tais conhecimentos e utilizá-los a construir escadas para novos conhecimentos.


  •   Transformar a curiosidade ingênua em curiosidade crítica é uma das tarefas do educador. É um dos meios de conduzir o aluno a uma forma correta de pensar.

Sintetizando: é dever primordial do educador ensinar seu aluno a pensar corretamente, antes de mesmo de se preocupar com os conteúdos a serem ministrados.

O papel do professor que ultrapassa o ensino “bancário” está intimamente ligado à pesquisa, não existindo sem ele. E é de suma importância que o professor una suas práticas ao discurso que está proferindo, ou seja, não vale a máxima faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço.

Não basta saber que ensinar não é transferir conhecimento, é preciso que o professor viva essa verdade.

Em seguida, ele insiste na máxima que ensinar não é transferir conhecimento. Para isso é preciso pensar de uma maneira correta, com ética, sem simplismo, sem raivosidade. O pensar certo exige rigorosidade metódica.

A seguir alguns tópicos importantes desse conceito.


  •  O ser humano não é um ser acabado, pronto. Vai se modificando à medida em que vive, e suas escolhas podem ou não tender para um lado ético. O professor deve ter consciência disso na prática da docência
  •  É imprescindível a formação ética concomitante à formação histórica e cientifica. Tal necessidade decorre do condicionamento a que todo homem é sujeito. A formação ética no homem permite que ele tome consciência de seu inacabamento e permita que determina seu futuro, transpondo o condicionamento humano.


  •  Paulo Freire fala da importância de lutar por condições decentes de praticar o ensino, não como algo a parte da pratica docência, mas como parte integrante dela.


  •   É feito o reforço de que a curiosidade é como que o vetor capaz de produzir o conhecimento.

Também são abordadas algumas qualidades necessárias para que o professor cumpra de maneira correta o exercício de sua função, acatando os princípios descritos nos capítulos anteriores.

Ø  O professor deve estar de tal modo preparado para suas aulas que se revista de inteira confiança, evitando assim uso de autoritarismo e outros desmedimentos. Para tal ele deve estudar muito, pesquisar e fazer a chamada leitura de vida, conforme descrita por Paula Freire.

Ø  A generosidade, aliada com a humildade são importantes para que desperto no aluno interesse e curiosidade. Excesso de mandonismo e arrogância fazem o caminho oposto.

Ø  O comprometimento é qualidade indispensável para a pratica docente, uma vez que é impossível não se envolver ao ensinar. Por isso é tão importante que as ações do professor sejam condizentes com seus ideais.

Ø  Saber ouvir criticamente nos permite falar com o outro, dialogar com suas incertezas e emoções.


Ensinar exige diálogo, aproximação entre o educador e o educando,  e ambos com o objeto educado. É uma ação em que ambos são sujeitos que decorre a pratica do ensino.

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