Nos seus primeiros ensinamentos, Freire apresenta alguns saberes fundamentais
para o processo formativo educacional, a seguir:
- A reflexão crítica sobre a prática educadora é fundamental para seu desempenho correto.
- O educando deve ter consciência de que o ensino consiste em possibilitar meios para a produção autônoma do saber, e não significa simplesmente transferência de conteúdo. (Importantíssimo)
- É necessário fornecer condições para que o aluno aprenda criticamente.
- Deve-se aproveitar o ensino prévio dos alunos, levando-os estes a questionarem tais conhecimentos e utilizá-los a construir escadas para novos conhecimentos.
- Transformar a curiosidade ingênua em curiosidade crítica é uma das tarefas do educador. É um dos meios de conduzir o aluno a uma forma correta de pensar.
Sintetizando: é dever primordial do educador ensinar seu
aluno a pensar corretamente, antes de mesmo de se preocupar com os conteúdos a
serem ministrados.
O papel do professor que ultrapassa o ensino “bancário” está
intimamente ligado à pesquisa, não existindo sem ele. E é de suma importância
que o professor una suas práticas ao discurso que está proferindo, ou seja, não
vale a máxima faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço.
Não basta saber que ensinar não é transferir conhecimento, é
preciso que o professor viva essa verdade.
Em seguida, ele insiste na máxima que ensinar não é
transferir conhecimento. Para isso é preciso pensar de uma maneira correta, com
ética, sem simplismo, sem raivosidade. O pensar certo exige rigorosidade
metódica.
A seguir alguns tópicos importantes desse conceito.
- O ser humano não é um ser acabado, pronto. Vai se modificando à medida em que vive, e suas escolhas podem ou não tender para um lado ético. O professor deve ter consciência disso na prática da docência
- É imprescindível a formação ética concomitante à formação histórica e cientifica. Tal necessidade decorre do condicionamento a que todo homem é sujeito. A formação ética no homem permite que ele tome consciência de seu inacabamento e permita que determina seu futuro, transpondo o condicionamento humano.
- Paulo Freire fala da importância de lutar por condições decentes de praticar o ensino, não como algo a parte da pratica docência, mas como parte integrante dela.
- É feito o reforço de que a curiosidade é como que o vetor capaz de produzir o conhecimento.
Também são abordadas algumas qualidades
necessárias para que o professor cumpra de maneira correta o exercício de sua
função, acatando os princípios descritos nos capítulos anteriores.
Ø
O professor deve estar de tal modo preparado
para suas aulas que se revista de inteira confiança, evitando assim uso de
autoritarismo e outros desmedimentos. Para tal ele deve estudar muito,
pesquisar e fazer a chamada leitura de vida, conforme descrita por Paula Freire.
Ø
A generosidade, aliada com a humildade são
importantes para que desperto no aluno interesse e curiosidade. Excesso de
mandonismo e arrogância fazem o caminho oposto.
Ø
O comprometimento é qualidade indispensável para
a pratica docente, uma vez que é impossível não se envolver ao ensinar. Por
isso é tão importante que as ações do professor sejam condizentes com seus
ideais.
Ø
Saber ouvir criticamente nos permite falar com o
outro, dialogar com suas incertezas e emoções.
Ensinar exige diálogo, aproximação entre o educador e o
educando, e ambos com o objeto educado. É uma ação em que ambos são sujeitos que decorre a pratica do ensino.
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