Mensagem do dia:

Mensagem do dia:
Como me agradar? Basta mandar um convite para churrasco!

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Ciências auxiliares da História

Conheça algumas da ciências mais importantes no estudo trabalho da história.

·         Antropologia: é a ciência que estuda as principais características dos agrupamentos humanos, como por exemplo, sua história, obras, comportamento, etc. Exemplos de grupos: gregos, romanos, etc.

·         Geografia: estuda os aspectos físicos da Terra (relevo, clima, p.ex.), as transformações naturais da Terra (terremotos, furacões) e as transformações feitas pelo homem (desvio de um rio, cidades, etc.).

·         Numismática: ciência que estuda as moedas utilizadas no passado, observando-se principalmente o ano em que foram cunhadas e o rosto do governante de quem mandou fazer.

·         Arqueologia: ciência que estuda todo e qualquer vestígio humano de tempos passados, seja restos de construções, cerâmicas, enfim, qualquer vestígio.

·         Paleontologia: é a ciência que estuda os fosseis de espécies animais, ou seja, os restos de seres vivos que foram encontrados petrificados em rochas, gelo, etc.

·         Sociologia: analisa as relações de pessoas entre si, entre o grupo social a que pertencem e também as relações entre grupos sociais distintos.

·         Paleografia: é a ciência que estuda os modelos de escritas deixados pelos homens ou pelas sociedades antigas.

·         Diplomática: a diplomática ajuda a história analisando documentos escritos e verificando sua autenticidade, integridade e data de emissão.

·         Genealogia: elabora a arvore genealógica de uma família e verifica sua participação em eventos históricos.

·         Papirologia: estuda a ocorrência de escritos históricos em materiais como papiro ou similar.

A importância destas ciências auxiliares é vista no estudo de sítios arqueológicos. Nestes locais, faz-se necessária a presença de grande parte destas ciências para que haja um estudo profundo e completo das sociedades do passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário