Mensagem do dia:

Mensagem do dia:
Como me agradar? Basta mandar um convite para churrasco!

quinta-feira, 30 de julho de 2015

O Sistema Circulatório - parte 1

A presente matéria divide-se em 3 partes e é derivada de estudos realizados para uma prova de anatomia. Com o intuito de facilitar a pesquisa de vocês, estarei disponibilizando tudo aqui. A principal fonte é o site auladeanatomia.com.
Alguns equívocos podem ter sido cometidos, por isso peço a ajuda de vocês nos comentários.

***

O sistema circulatório é composto basicamente pelo coração, pelos vasos sanguíneos e pelo sangue, e tem a função de levar oxigênio e nutriente às células do corpo.

O coração tem a função de bombear o sangue pelos aproximadamente 100 mil km de vasos sanguíneos.

Pequena e grande circulação

Na pequena circulação, ou circulação pulmonar, o sangue venoso (pobre em oxigênio) é bombeado do ventrículo direito para os pulmões. Nos pulmões ele é oxigenado e em seguida bombeado segue para o átrio esquerdo do coração.

A grande circulação envolve o coração e o restante do organismo. Nela, o sangue arterial irá sair do ventrículo esquerdo e percorrer todo o organismo, retornando ao coração no átrio direito, já pobre em oxigênio.

Definição de veias e artérias:




Segue as estruturas do sistema circulatório que serão estudadas com maior profundidade neste e nas próximas postagens:
  • Sangue
  • Coração
  • Vasos sanguíneos
  • Sistema arterial
  • Sistema venoso
Vamos ao primeiro deles, o tecido sanguíneo.

Sangue

O sangue é o encarregado de levar oxigênio e os nutrientes necessários para que as células do nosso organismo possam realizar seu trabalho.

Tais nutrientes compõe-se, além de sais minerais água e vitaminas, por lipídeos, carboidratos de proteínas. Estes últimos, por sua vez, são encontrados desdobrados sob a forma de lipídeos, glicídios e protídeos, respectivamente.

Além do transporte de oxigênio e nutrientes, o sangue também se encarrega de carregar o gás carbônico para ser eliminado assim como a ureia também.

A parte líquida do sangue é chamada de plasma e é nela que encontramos as plaquetas e os glóbulos, além de elementos nutritivos e resíduos de reações químicas celulares.

Entre os glóbulos, encontramos os glóbulos vermelhos e os brancos. Os glóbulos vermelhos representam as hemácias, células anucleadas que contém um pigmento chamado hemoglobina, responsável pelo transporte de sangue e gás carbônico e pela cor avermelhada. Já os glóbulos brancos são as células de defesa do organismo, constituídas por leucócitos, neutrófilos, basófilos, eosinófilos e os monócitos.

O número de hemácias chega a ser de 5 milhões por milímetro cúbico, enquanto que o de leucócitos varia de 5 a 9 mil por milímetro cúbico.

O número de plaquetas pode chegar a ser de até 400 mil por milímetro cúbico. As plaquetas são fragmentos de células da medula óssea e estão envolvidas diretamente na coagulação sanguínea.

Os vasos sanguíneos possuem diferentes nomes que variam de acordo com sua espessura e função. Os vasos que saem do coração são chamados de veias e se ramificam formando a vênulas. Os vasos de entrada no coração são chamados de artérias, e se ramificam em arteríolas e capilares, o mais fino de todos.

Nos capilares, o sangue possui em sua maioria plasma e linfócitos, com algumas raras hemácias. Esse sangue pode extravasar para o espaço intersticial, constituindo assim a linfa. Posteriormente, essa linfa pode ser reabsorvida nos capilares e passada às veias.

O coração é o ponto central do sistema circulatório. É a partir que saem a pequena circulação -  destinada a eliminar gás carbônico e absorver oxigênio pelo sangue, e a grande circulação, que leva oxigênio e nutriente às células do corpo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário