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quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Linhas Filosóficas Tradicionais e Contemporâneas como aportes filosóficos estruturais

Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção de crédito da disciplina Filosófica da Educação do Curso de Mestrado em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A Dança e os Parâmetros de Estruturação das Dimensões Corporais e suas Relações Afetivas – Uma Proposta Para a Dança Educação

O presente estudo foi uma tentativa de verificar e analisar e relacionar as correntes filosóficas que respaldaram a proposta A DANÇA e os PARÂMETROS DA ESTRUTURAÇÃO CORPORAIS e suas RELAÇÕES AFETIVAS – Uma proposta para Dança/Educação com o intuito de buscar subsídios futuros que possam oferecer conotações substanciais ao nosso estudo.

Procuramos abordar, com certa prudência o assunto em tela baseando-nos em depoimentos pessoais, levantamentos, interpretações e crítica à bibliografia utilizada.

O trabalho se constitui de três capítulos que sedimentam de forma sucinta a proposta em tela.

O capítulo I fará uma abordagem resumida da possível influência das correntes filosóficas tradicionais e sua relação com a proposta em foco.

O idealismo através da teoria da coerência da verdade traz a baia o conhecimento como um todo unificado refletido e inserido na realidade do educando. A realidade à nossa volta apreendida pela intuição torna possível a ligação entre as duas propostas.

Pela consciência dos limites das capacidades humanas há possibilidades de estruturar a relação espaço-temporal, complementar à estruturação da personalidade robusta. Esta foi uma conotação importante do realismo naturalista. A essência da contribuição do realismo clássico permitiu atividades espontâneas, iniciativa pessoal como manifestação da forma criadora universal.

O pragmatismo reforça a alegação proposta de encontro do “eu com o tu” uma vez que afirma ser o homem a soma total da realidade que se pode experimentar.

O Capítulo II aborda o existencialismo, a filosofia fenomenológica existencial do sujeito, mergulhado no corpo deverá despertar por ele para a experiência do mundo e facilitar o encontro do “eu com o tu”.

O Capítulo III verificou e relacionou a influência da análise, concluindo que a Teoria da Análise foi aporte para aplicabilidade prática do presente trabalho.

Na conclusão, evidenciamos o propósito das correntes filosóficas do nosso discurso pautadas na análise crítica e na dialética do trabalho.

Introdução

Com o intuito de futuramente poder melhor delimitar em projetos aplicáveis ao enfoque da Dança/Educação e que possamos a analisar racionalmente o conteúdo, as posturas, as linhas e correntes que empiricamente no levaram neste campo a ação antes da análise e crítica cujo enfoque, acima, abordamos: A Dança e os parâmetros, estruturação das dimensões corporais e suas relações afetivas – uma proposta para a Dança/Educação.

Em virtude da profundidade e abrangência do assunto, tomamos como ponto de referência as correntes filosóficas da Educação, determinadas posturas axiológicas, tipos de conhecimento e naturezas do pensamento que respaldaram o nosso trabalho.

Buscamos uma(s) diretriz(es), uma(s) linha(s) de ação(ões) através da visão filosófica do mundo e do ser humano nele inserido, que pudesse servir de leme mais firme e seguro e direcionar o nosso trabalho. Pensamos que assim sendo, permitiria uma atuação mais substancial e humana nesta, o que poderá permitir ao educando um encontro mais feliz consigo, com o outro, com o mundo através da Dança/Educação.

Dada a abrangência, complexidade do processo educativo, seria “utópico” o educador canalizar o mesmo desvinculado da filosofia ou de só uma ação filosófica. Cabe ao educador tentar extrair melhor a essência que cada uma delas possa oferecer e favorecer à educação com uma interação entre as mesmas e a ciência de modo a aproveitar o que melhor possa ajustar e completar a educação.

Desse modo evitaria lacunas e envolveria a educação em uma correlação positiva entre conhecimento e filosofia, meios e fins, uma vez que acreditamos não haver filosofia perfeita ou absoluta. Assim, a postura axiológica do educador permitirá a percepção de valores que possam apontar os caminhos para que o conhecimento científico e a filosofia possam melhor se ajustar à educação.

A apreensão do significado do homem enquanto ser total refletindo e atuando no contexto sociocultural delineia a essência de nosso trabalho. O homem enquanto fenômeno, fonte e motivo e fim de sua experiência; o sentido e o significado do ser refletem, portanto, o sentido de sua existência. O educando, ao tentar estabelecer relações com o mundo a partir de suas experiências, estaria dando um significa e sentido a sua existência – é o ser com os outros no mundo.

Trabalhar o corpo do “ser” sob forma total e em relação e razão direta “no” e “com” o contexto sociocultural, seria o objetivo central de nossa proposta. Busca, portanto, a essência do movimento em sua existência-movimento não cortilizado-espontâneo, não padronizado e nem estereotipado através de experiências de expressão e comunicação pela linguagem corporal externando a dimensão histórica da subjetividade.

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